Talento

Artista com autismo desenha cidade inteira de cabeça após passeio de helicóptero de 20 minutos sobre a cidade

Acredite ou não, tudo o que Stephen Wiltshire precisou para fazer um desenho preciso e de tirar o fôlego da vista aérea da paisagem da cidade de Montreal no Canadá é a sua memória. O talento verdadeiramente impressionante deste artista único que tem autismo e é mudo tem conquistado pessoas por todo o mundo.

Para alguns, o desenho pode ser apenas outra obra de arte. No entanto, para Stephen Wiltshire, de 44 anos, é a sua única maneira de comunicar com o mundo. O seu talento incrível e notável serve de prova em como as pessoas com a mesma condição que ele também têm habilidades e são capazes de ter sucesso na vida.

O artista é filho de pais indianos, mas nasceu em Londres, sem a capacidade de falar, logo nunca conseguiu partilhar os seus pensamentos de forma oral. Por isso, teve problemas em relacionar-se e conectar-se com as pessoas ao seu redor.

Para além disso, foi diagnosticado com autismo aos três anos de idade. Felizmente para Stephen, quando os seus pais decidiram colocá-lo na Escola Queensmill, em Londres, os seus professores repararam no quanto ele gostava de desenhar. Aprendendo sobre o seu interesse, encorajaram-no a desenhar cada mais. Então, ele passou a estar sempre ocupado a desenhar animais, veículos, e agora edifícios e paisagens da cidade.

Os seus professores perceberam rapidamente que esta é a sua maneira de se expressar, e pouco tempo depois, pensaram numa maneira inteligente de envolvê-lo para conversar. Um dia, tiraram-lhe todos os seus materiais de arte, na esperança de que Stephen se sentisse compelido a pedi-los – e eis que Stephen pronunciou a sua primeira palavra: “papel”.

Graças aos seus professores e familiares dedicados e solidários, ele aprendeu a expressar os seus pensamentos aos 9 anos de idade.

Um dos professores apoiou as suas habilidades a ponto de o encorajar a participar em competições de arte mesmo em tenra idade. A admirável dedicação do professor abriu o caminho para a bem estabelecida carreira de Stephen na indústria da arte. Eventualmente, Stephen ganhou vários prémios e certificações, quando ainda era apenas um jovem.

Aos 7 anos, Stephen conseguiu vender a sua primeira obra de arte. Um ano depois, foi contratado para criar um desenho da Catedral de Salisbury para o primeiro-ministro britânico. Aos 13, foi nomeado pelo ex-presidente da Royal Academy of Arts de Londres como o melhor artista infantil da Grã-Bretanha.

“O Stephen não tem bem noção do que significa autismo. No entanto, ele sabe que é um artista, um artista de pleno direito, e não deve ser rotulado como autista. É importante que se foquem no seu talento e na forma como ele superou os seus obstáculos “, disse Annette Wiltshire, a irmã.

Stephen consegue desenhar paisagens detalhadas e precisas das cidades, apenas alguns dias depois de as observar. Na verdade, uma vez ele foi capaz de ilustrar a vista panorâmica de Londres, juntamente com os seus 12 marcos históricos e 200 edifícios em apenas 3 horas, apenas recorrendo à própria memória.

“Ver a tinta tocar no papel, é quase como um bordado. Dá para ver o desenvolvimento, a evolução, e nunca me canso disso”, acrescentou Annette.

Além do talento natural de Stephen para as artes, ele também tem uma pós-graduação em desenho e gravura, pela City and Guilds of London Art School. “Estou muito orgulhoso do meu trabalho”, disse Stephen.

É puramente pela determinação de Stephen que ele está onde está hoje. Sem a dedicação ao seu ofício, ele não receberia uma Excelentíssima Ordem do Império Britânico por serviços de arte.

“Faça o melhor que puder e nunca pare”, é o que Stephen tem para dizer. Aquilo que tornou a sua história tão inspiradora foi, de facto, nunca parar de dar o seu melhor. Hoje, está a viver a sua vida ao máximo, desfrutando das suas viagens de um país para outro, fazendo trabalhos de comissão, enquanto persegue apaixonadamente a sua arte.

Veja mais sobre Stephen Wiltshire, o homem com uma memória fotográfica incrível, que comunica com o mundo através das suas impressionantes obras de arte.

Que a história dele nos motive a todos a nunca desistir de sermos fiéis aos nossos sonhos, talentos e habilidades.

Mais Populares

To Top

Possível adblock detectado

Se estiver a usar um Ad Block por favor desligue-o no nosso website. Os anúncios são essenciais para a manutenção deste website.

Refresh