Emocionante

Quando a ansiedade se manifesta como raiva, e não como medo

Hoje, vamos dar-lhe a conhecer um poderoso testemunho de uma jovem que sofre de ansiedade crónica e impulsividade, assunto que não pode ser falado o suficiente.

Aqui fica a história de Heidi D., partilhada no TheMighty.com:

“Eu estou ansiosa desde que me lembro. Cresci de uma criança desajeitada e ansiosa para uma adulta desajeitada e ansiosa. Quando adolescente, fui diagnosticada com ansiedade e depressão, mas foi apenas em adulta que aprendi mais sobre o que realmente isso significa.

Ter ansiedade não significa apenas ficar nervoso ou preocupado. Quando a minha mente começa a correr e não consigo decidir em qual das coisas me concentrar, isso é ansiedade. Quando o meu peito parece que vai explodir, isso é ansiedade. Quando eu descarrego num colega de trabalho sem motivo nenhum, ou estou inexplicavelmente mal-humorada, isso é ansiedade. Quando passo todo o fim-de-semana a perguntar-me se serei demitida por algo que disse na sexta-feira, isso é ansiedade. Quando eu começo a chorar, a rir ou a saltar ou a tremer aleatoriamente, isso é ansiedade. Quando eu me esqueço dos planos no último minuto, pode crer que é por causa da ansiedade.

A ansiedade manifesta-se de muitas maneiras que podem não ser óbvias. Infelizmente para mim, na maioria das vezes, a minha manifesta-se como raiva. O que é que isso significa? Significa que, quando me sinto ansiosa por dentro, isso manifesta-se do lado de fora como se eu estivesse chateada. Então, quando eu era criança e a minha irmã estava a ser confortada por algo, fui repreendida por perder a paciência. Não que eu tenha alguma coisa contra os meus pais, porque eu realmente era uma m**da. Naquela altura, a minha ansiedade e raiva pareciam fazer-me perder a paciência o tempo todo. Quando perdia um jogo, atirava o comando. Quando a minha irmã me provocava, eu batia nela. Pequenos gatilhos eram grandes gatilhos e o meu nível de ansiedade e raiva variava de momento a momento.

Agora, com a ajuda de medicação, a minha ansiedade e raiva são mais subtis, mas ainda debilitantes às vezes. A ansiedade faz-me dar uma resposta sem pensar, e o que eu digo parece muito diferente na minha cabeça daquilo que sai da minha boca. Então eu penso sobre isso, constantemente, durante vários dias, mas também estou demasiado ansiosa para corrigir o que eu disse no primeiro. É um efeito de bola de neve que pode ficar fora de controlo. Quando eu falo negativamente, reclamo ou desabafo, geralmente é ansiedade. Mesmo enquanto digito isto, o meu peito parece estar a ser pisado por um salto agulha. Isso é ansiedade.

Eu não quero ficar irritada, ser má ou mal-humorada. Eu faço tudo o que posso para controlá-lo, mas às vezes isso não é suficiente. Às vezes ainda me arrepio sem motivo. O motivo é a ansiedade. Por favor, tente ser paciente.”

Importante: todos nós sentimos algum nível de ansiedade, mas nem todos temos transtorno de ansiedade. Para quem tem, a ansiedade pode tornar-se tão grave e persistente a ponto de interferir na sua vida e funcionamento diários. Os sintomas de transtorno de ansiedade incluem preocupação excessiva, ataques de pânico e outros sintomas físicos, incluindo falta de ar, náuseas, dores de cabeça e tremores.

Ler testemunhos como este é importante para consciencializar as pessoas para estes casos, que infelizmente são cada vez mais.

PARTILHE!

Mais Populares

To Top

Possível adblock detectado

Se estiver a usar um Ad Block por favor desligue-o no nosso website. Os anúncios são essenciais para a manutenção deste website.

Refresh