Hoje vamos dar-lhe a conhecer um de muitos casos chocantes de pessoas que, infelizmente, se aproveitam da ingenuidade e fragilidade dos mais velhos para benefício próprio.
Maria Diaz Urosa, uma idosa de 98 anos residente em Espanha, foi vítima de um crime chocante por parte do seu neto, que a deixou com grandes dificuldades a nível económico.
Recentemente, o advogado de Maria apresentou formalmente uma queixa ao governo de Madrid pela venda de um imóvel no valor de 420.000€ e pelo roubo de outros 2 milhões de euros.
O crime de peculato e fraude cometido por Manuel, o neto da idosa, pode resultar em 2 milhões de euros em indenização, 8 anos de prisão e mais 300 mil euros por danos morais.
Após tomar conhecimento de que a sua avó tinha ficado viúva pela segunda vez aos 92 anos, Manuel decidiu procura-la e aproximou-se, acabando por convencê-la a fazer dele herdeiro único no seu testamento.
A pobre senhora confiou no neto mal-intencionado, e este começou a fazer transferências bancárias em seu nome, pois conseguiu tornar-se o único proprietário das contas dela.
Como? Criando uma empresa em nome da avó, que não registou qualquer atividade nem lucro, através da qual fazia transferências sucessivas.
Segundo Maria, o neto fez diversas viagens aos EUA com o seu consultor financeiro. “Ele não me deixou dinheiro nem para comprar pão”, conta, em desespero, enquanto espera pelo julgamento.
Esperamos que se faça justiça rapidamente e que Maria possa recuperar tudo o que perdeu.