Truque genial para os seus filhos aprenderem a multiplicar de forma rápida e eficaz

Muitas vezes, o desagrado pela matemática vem desde criança, a partir da altura em que se tem de aprender a tabuada.

Antigamente, as pessoas aprendiam a multiplicar através da memorização e da lógica, mas na verdade há uma forma bastante simples de o conseguir que passa pela tabela de Pitágoras.

Nesta tabela, a primeira linha e a primeira coluna têm os números de 1 a 10 e as restantes colunas e linhas possuem o resultado das respetivas multiplicações.

Desta forma, ao cruzar dois números, obtemos o resultado da multiplicação entre eles. Por exemplo, se ligarmos a coluna 7 com a linha 2 obtemos o resultado da multiplicação de 7 por 2, que dá 14.

Contudo, a criança deve estar familiarizada com o conceito da multiplicação antes de utilizar a tabela, dominando já as adições e subtrações.

O melhor é incentivá-la com coisas divertidas e partir de multiplicações simples, e só depois de estas serem compreendidas, passar para a tabela de Pitágoras.

Esta tabela vai evitar que fiquem aborrecidos por terem de memorizar a tabuada número a número, e é uma maneira de estimular a sua aprendizagem visual.

Através da tabela, vão perceber que multiplicar 2 por 6 é o mesmo que multiplicar 6 por 2, e vão detetar padrões e simetrias que despertam o raciocínio lógico.

Por exemplo, o retângulo a vermelho é formado pelo mesmo número de casas da multiplicação pedida (5×3).

Introduzir as crianças à tabela de Pitágoras vai ajudá-las a aprender pela experimentação e a adquirir gosto pela matemática.

Experimente e PARTILHE!

Jovem com saco na mão aproxima-se de sem-abrigo. O que acontece em seguida é surpreendente!

Jovem perde campeonato para salvar mulher de morrer afogada