in

8 sintomas de meningite que todos os pais devem conhecer

Hoje vamos falar sobre a meningite, uma doença que causa a inflamação das membranas protetoras que cobrem o cérebro e a medula espinal, que afeta maioritariamente crianças.

Embora existam vários tipos de meningite, os sintomas são idênticos em todos, e é importante conhecê-los para conseguir detetar a doença atempadamente.

Aqui ficam 8 sintomas de meningite:

  • Febre repentina

Caso o seu filho comece a tremer ou a sentir frio frequentemente, deve ir ao médico e pedir para realizar exames. Para além da temperatura poder subir rapidamente, é muitas vezes difícil baixá-la quando se trata de meningite.

  • Dores de cabeça intensas

No geral, as dores de cabeça originadas por meningite são bastante fortes e podem afetar o pescoço dos doentes.

  • Visão dupla

Uma pessoa com meningite pode ter muitas dificuldades em focar a visão.

  • Perda de apetite, náuseas e vómitos

A criança com meningite fica sem apetite por causa das náuseas constantes, que podem ser acompanhadas por dores de estômago e vómitos.

  • Sensibilidade à luz

A sensibilidade à luz brilhante é um dos sintomas de meningite, pois a iluminação causa náuseas e dores de cabeça.

  • Rigidez dos músculos

Uma criança com meningite pode sentir rigidez muscular, sendo uma posição habitual dos doentes ficar deitado lateralmente com a cabeça para trás e as pernas dobradas, sem conseguir mexer o pescoço.

  • Incapacidade de dobrar as pernas

Mesmo que consiga encostar a cabeça da criança ao peito, as suas pernas dobram-se instantaneamente nos joelhos, um fenómeno chamado de Sinal de Brudzinski. Isto é, uma criança pode não conseguir estender totalmente a perna quando tem meningite.

  • Erupções cutâneas

Outro sintoma de meningite são as erupções cutâneas, que podem ou não estar relacionadas com a doença. Para confirmar, realize o seguinte teste: coloque um copo transparente em cima da erupção e pressione-o com firmeza contra a pele. Caso as manchas fiquem pálidas, não se trata de meningite. Caso a erupção não desapareça, é aconselhável ir ao médico.

Se concluir que é provável que o seu filho sofra de meningite, uma doença perigosa, deve chamar uma ambulância de imediato.

Quanto mais cedo for feito o diagnóstico e iniciado o tratamento, menor a probabilidade de haver sequelas. É importante colocar a criança num ambiente o mais confortável possível, sem luzes fortes ou muito barulho, até à chegada de assistência médica.

PARTILHE!

Choro da bebé salva a sua mãe do coma – agora, a ideia genial da enfermeira está sendo louvada por todos

Pai quase desmaia quando vê o ultrassom. Enfermeira fica chocada e diz que é 1 em 15 milhões