Hoje vamos falar sobre a meningite, uma doença que causa a inflamação das membranas protetoras que cobrem o cérebro e a medula espinal, que afeta maioritariamente crianças.
Embora existam vários tipos de meningite, os sintomas são idênticos em todos, e é importante conhecê-los para conseguir detetar a doença atempadamente.
Aqui ficam 8 sintomas de meningite:
- Febre repentina
Caso o seu filho comece a tremer ou a sentir frio frequentemente, deve ir ao médico e pedir para realizar exames. Para além da temperatura poder subir rapidamente, é muitas vezes difícil baixá-la quando se trata de meningite.
- Dores de cabeça intensas
No geral, as dores de cabeça originadas por meningite são bastante fortes e podem afetar o pescoço dos doentes.
- Visão dupla
Uma pessoa com meningite pode ter muitas dificuldades em focar a visão.
- Perda de apetite, náuseas e vómitos
A criança com meningite fica sem apetite por causa das náuseas constantes, que podem ser acompanhadas por dores de estômago e vómitos.
- Sensibilidade à luz
A sensibilidade à luz brilhante é um dos sintomas de meningite, pois a iluminação causa náuseas e dores de cabeça.
- Rigidez dos músculos
Uma criança com meningite pode sentir rigidez muscular, sendo uma posição habitual dos doentes ficar deitado lateralmente com a cabeça para trás e as pernas dobradas, sem conseguir mexer o pescoço.
- Incapacidade de dobrar as pernas
Mesmo que consiga encostar a cabeça da criança ao peito, as suas pernas dobram-se instantaneamente nos joelhos, um fenómeno chamado de Sinal de Brudzinski. Isto é, uma criança pode não conseguir estender totalmente a perna quando tem meningite.
- Erupções cutâneas
Outro sintoma de meningite são as erupções cutâneas, que podem ou não estar relacionadas com a doença. Para confirmar, realize o seguinte teste: coloque um copo transparente em cima da erupção e pressione-o com firmeza contra a pele. Caso as manchas fiquem pálidas, não se trata de meningite. Caso a erupção não desapareça, é aconselhável ir ao médico.
Se concluir que é provável que o seu filho sofra de meningite, uma doença perigosa, deve chamar uma ambulância de imediato.
Quanto mais cedo for feito o diagnóstico e iniciado o tratamento, menor a probabilidade de haver sequelas. É importante colocar a criança num ambiente o mais confortável possível, sem luzes fortes ou muito barulho, até à chegada de assistência médica.
PARTILHE!
