Histórias

Mulher sai revoltada de entrevista de emprego: pediu informações sobre o salário e responderam-lhe que procuram “pessoas que queiram mais do que dinheiro”

Uma mulher tornou-se viral no TikTok recentemente, depois de partilhar um discurso com que muitos internautas se identificaram, sobre uma terrível entrevista de emprego.

Maysun Valles, cujo vídeo já foi visto mais de 2 milhões de vezes, criticou os empregadores que justificam pagar pouco aos seus funcionários alegando oferecer muito mais do que dinheiro.

“Oiçam. Eu preciso que essas empresas e os gerentes de contratação cresçam e entendam a realidade. OK? Eu candidatei-me a um emprego em que não listaram o salário. Aí a culpa foi minha. Eu deveria saber que isso é logo uma bandeira vermelha. E eu posso fazer um vídeo à parte só sobre isso – sobre como isso deveria ser ilegal atualmente. Listem a p*rra do salário… É UM TRABALHO”, começa por dizer no vídeo.

“De qualquer forma, fui à entrevista, bla, bla, bla. Chego ao final da entrevista, e o homem diz-me qual é o salário. Era baixo. Muito baixo. Eu já deveria saber disso. Então, ele perguntou-me como me estava a sentir, e eu respondi: “Francamente, o salário é baixo e não posso trabalhar por esse valor. Tenho de ser honesta”. Além disso, mencionei que o pagamento não estava listado na oferta”, continua Maysun.

“Sabe, aí está… há muito mais aqui para ganhar do que apenas dinheiro. Estamos à procura de pessoas motivadas por mais do que apenas dinheiro”, respondeu o entrevistador.

“Isto é o que quero dizer quando digo que os donos das empresas precisam de crescer. Eu não sei em que mundo de fantasia estão a viver, onde as pessoas os deixam pagar-lhes em gomas ou seja o que for, mas eu vivo no mundo real, onde as pessoas precisam de dinheiro para sobreviver. Eu não escolhi isso. Eu não quero isso. Eu não quero precisar de dinheiro, mas nós sabemos como as coisas funcionam. Todos conhecemos o mundo em que vivemos. Como diabos é que ainda me vão fazer parecer a má da fita por precisar de dinheiro? Cresçam, controlem-se…”, acrescentou Maysun no vídeo.

Os utilizadores do TikTok apoiaram a jovem em força, concordando em absoluto com o ponto de vista dela.

“Estou tão cansado de empregos que fingem que nos candidatamos por qualquer outro motivo que não o dinheiro. O meu senhorio não aceita força de vontade como pagamento de aluguer”, comentou um utilizador.

“Uma gerente de contratação uma vez disse-me que, se o dinheiro era a minha única motivação para trabalhar, ela sentia pena de mim. Perguntei-lhe quanto tempo é que ela trabalhava de graça”, comentou outra pessoa.

Maysun, que trabalhou no atendimento ao cliente nos últimos anos, revelou que a entrevista que descreveu no vídeo era para um cargo de rececionista.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Maysun (@maysunvalles)

“Foi frustrante ouvir o gerente de contratação dizer aquelas coisas porque está muito distante do modo como a vida realmente funciona. Talvez o dinheiro não devesse ser a única coisa que motiva alguém a aceitar um determinado emprego, mas vivemos num mundo em que precisamos de dinheiro para sobreviver. É meio absurdo esperar que as pessoas deixem de lado o salário ao tomar decisões sobre onde vão trabalhar. E, para dizer a verdade, muitos desses empregos não têm muito mais a oferecer em termos de como tratam os seus funcionários”, disse.

Maysun deseja que os gerentes de contratação entendam que as pessoas têm contas reais que custam dinheiro nas suas vidas reais. “As pessoas não estão a tentar ser rudes quando perguntam sobre o salário de um trabalho. Estão só a tentar sobreviver. Um salário justo e digno. Também acho que as ofertas de empregos deveriam ser legalmente obrigadas a listar o salário do trabalho. Se o salário não conta no anúncio, isso já me diz algo sobre a empresa. Acho que a minha entrevista ideal é aquela em que parece que o entrevistador está realmente a tentar conhecer-me”, continuou.

“A procura de emprego é difícil agora. Atualmente, praticamente todos os processos para nos candidatarmos a empregos são feitos on-line. Tudo é automatizado e simplificado. Podemos gastar muito tempo a preencher inscrições e a responder a questionários e inquéritos de uma empresa, mas maios parte das vezes não obtemos qualquer resposta. As pessoas estão cansadas. As pessoas só querem ser bem tratadas e valorizadas”, concluiu Maysun.

PARTILHE!

Mais Populares

To Top

Possível adblock detectado

Se estiver a usar um Ad Block por favor desligue-o no nosso website. Os anúncios são essenciais para a manutenção deste website.

Refresh