Emocionante

Hospital arranja forma divertida de reduzir o stress das crianças antes da cirurgia

As crianças que precisam de cirurgia encontram-se numa situação extremamente stressante – especialmente as mais jovens, que não entendem completamente o que lhes está prestes a acontecer.

Os pais estão nervosos, os médicos e as enfermeiras estão a zumbir à volta delas, estão ligadas às máquinas…

Por isso, o Centro Médico de Médicos em Modesto, na Califórnia, arranjou uma forma criativa de ajudar a aliviar um pouco de todo esse stress colocando as crianças no lugar do condutor e devolvendo-lhes um pouco de autonomia antes de entrarem na sala de cirurgia.

Como? A equipa do hospital permite que os pacientes mais jovens vão a conduzir até à sala de cirurgia em carros incríveis, adaptados para o seu tamanho! Eles até podem escolher entre um Carocha rosa ou um Mercedes preto.

O novo empreendimento divertido está a encantar a comunidade médica e os pais, principalmente após o hospital ter publicado algumas fotografias (com permissão, é claro) no Facebook, a dizer:

“Veja! Fizemos outra adição ao nosso programa cirúrgico pediátrico. No ano passado, apresentámos o nosso pequeno Mercedes preto. Agora temos um Carocha rosa! Estes doces passeios levam os nossos pacientes menores até à sala de cirurgia. O objetivo é reduzir a ansiedade e o stress e tornar a experiência menos assustadora.”

O hospital incluiu ainda um vídeo de uma pequena paciente chamada Caroline no seu Carocha rosa, que foi doado este ano por uma funcionária e a sua família, depois de as pessoas reagirem de forma tão positiva ao Mercedes.

O hospital disse que conseguiam “ver o stress e a ansiedade desaparecer” quando os pequenos pacientes entravam nos seus carrinhos.

Afinal, quando um problema não pode ser resolvido a não ser por meio de cirurgias, uma distração pode ser uma ótima maneira de lidar com emoções difíceis.

Quando as crianças descobrem que podem entrar na sala de cirurgia de carro, iluminam-se, e na maioria dos casos, os seus medos dissipam-se. Para além disso, quando os pais veem os seus filhos à vontade, isso deixa-os mais tranquilo também.

Os carros não são de brincar – têm aparelhos de som com uma banda sonora pré-carregada em MP3, controlo através de faróis remotos e luzes de painel, bem como cintos de segurança.

O carro é destinado a crianças que pesem menos de 26 kg, geralmente com idades entre os 2 e os 7 anos.

Para crianças muito jovens, ou que não têm energia, os carros podem ser controlados remotamente para evitar acidentes. Os enfermeiros podem até mesmo cruzar com o intravenoso numa posição móvel.

A ideia pertence a Kimberly Martinez, uma enfermeira pré-operadora que estava a investigar online sobre maneiras de reduzir a ansiedade das crianças ao ser separadas dos seus pais.

“É a melhor coisa de todas. No momento em que lhes falamos (sobre o carro) e perguntamos se eles gostariam de andar nele, o rosto delas ilumina-se e os seus pais ficam mais animados”, explica Kimberly.

Não só se trata de uma solução de alta tecnologia, como também é segura e evita mais medicação.

PARTILHE!

Mais Populares

To Top

Possível adblock detectado

Se estiver a usar um Ad Block por favor desligue-o no nosso website. Os anúncios são essenciais para a manutenção deste website.

Refresh