Histórias

Filho biológico e os dois filhos adotivos são tão próximos que acreditam ser irmãos gémeos

Alicia Dougherty tornou-se viral no TikTok depois de publicar um vídeo das suas habilidades de preparação de refeições para a família de 10 filhos.

Mas há muito mais sobre Alicia e a sua família, ou os “Dougherty Dozen”, como são conhecidos nas redes sociais. Desde que se tornaram conhecidos, eles adicionaram à família mais dois filhos adotivos!

Os seis filhos adotivos do casal têm Transtorno do Espectro Alcoólico Fetal (FASD), uma condição que ocorre quando o álcool passa da mãe para o bebé através do cordão umbilical. A FASD pode resultar numa mistura de problemas físicos, comportamentais e educacionais.

“Essas crianças tendem a ter habilidades executivas muito más”, disse Alicia, de 41 anos, que mora em Pittsford, Nova York, com o seu marido Josh, de 43.

“Os nossos filhos têm problemas de raiva explosiva. Têm muitos, muitos colapsos”, acrescentou.

Alicia observou que o seu filho de 16 anos, Alexander, não é um adolescente típico, o que é comum em pessoas afetadas pelo FASD.

“Social e emocionalmente, eles não têm a mesma idade que têm cronologicamente, então eles não entendem as regras sociais dos seus pares”, explicou.

O casal começou a adotar em 2010, depois de sofrerem infertilidade e 11 abortos espontâneos. A primeira criança que foi morar com eles foi Alexandre, e ainda se lembram de como o menino ficou furioso e atirou um tapete escada abaixo em direção a ela.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Dougherty Dozen (@doughertydozen)

“Nós pensámos: no que é que nos fomos meter? Mas recusámo-nos a desistir. Então, mergulhámos de cabeça em pesquisar e ler sobre FASD e tentar descobrir a melhor forma de dar resposta às suas necessidades e, pouco a pouco, ele começou a confiar em nós”, conta Alicia.

Entretanto, o casal tornou-se um lar adotivo para crianças com FASD. “As pessoas rapidamente perceberam que as birras não nos transtornavam nem demoviam. Então, o telefone continuou a tocar”, explica Alicia.

Para além de Alexandre, o casal adotou, James, de 15 anos, Patrick, de 13, Bree, de 11, e os gémeos Jordan e Jason, de 7.

Enquanto filhos biológicos, têm ainda Zoey, de 10 anos, Dashel, de 8 anos, Bodhi, de 5 anos, e Harlee, de 3. Para quem se estiver a questionar, isso equivale a cerca de cinco cargas de roupa lavada por dia e uma conta de supermercado de US$ 1.000 por semana.

James foi diagnosticado com Transtorno de Stress Pós-Traumático, “o dobro de um veterano de guerra”, segundo Alicia. Mas não é nada com que Alicia não consiga lidar, que acredita que o facto de ter tanta paciência se deve a ter crescido com um irmão com transtorno bipolar.

“Estou acostumada a testemunhar choros aleatórios e grandes explosões de emoções. É a normalidade, para mim, não me incomoda em nada”, disse ela.

Quanto a Josh, ele está determinado a ser a figura paterna que nunca teve. “O Josh foi criado por uma mãe solteira que trabalhava em três empregos, então ele Josh adora ter esta grande família que está sempre junta e passar tempo de qualidade connosco”, explica Alicia.

Recentemente, os Dougherty acolheram mais duas crianças, de 12 e 13 anos. “Acho que ficamos por aqui. Acho que 12 é o meu limite”, concluiu Alicia, entre risos.

PARTILHE!

Mais Populares

To Top

Possível adblock detectado

Se estiver a usar um Ad Block por favor desligue-o no nosso website. Os anúncios são essenciais para a manutenção deste website.

Refresh