“Namoro com o meu noivo há 10 anos e estamos à espera de bebé, que deve nascer em março. Vamos fugir antes que o bebé chegue por motivos legais, mas faremos isso em janeiro para podermos organizar uma pequena festa para familiares e amigos próximos, não mais que 20 pessoas. A minha melhor amiga e o seu futuro marido serão convidados.
A minha melhor amiga vai-se casar dentro de um mês. Ela está com o noivo há 1 ano e eles ficaram noivos em 6 meses. Pessoalmente, isso é muito apressado na minha opinião, mas a vida é dela, e se ela acredita que ele é o homem certo, a decisão é dela.
Uma vez que eles ficaram noivos em abril, ela pediu-me para ser sua dama de honor. Então, começou a contar-me sobre como planeia fazer uma grande festa com mais de 200 convidados (as taxas de vacinação são muito altas no meu país e a maioria das restrições foi aliviada, pois os casos também são muito baixos).
Naturalmente, eu assumi que o meu noivo seria convidado. A minha melhor amiga conhece-o há 10 anos e dão-se amigavelmente. A maioria dos nossos amigos é casada, então os seus cônjuges recebem um convite automático. Eu assumi que o meu noivo também seria convidado, mas ela decidiu avisar-me que não, literalmente ontem, durante uma conversa que tivemos em que comentei com ela sobre o fato que o meu noivo comprou.
“Ummm, eu nunca te disse que ele estava convidado”, disse-me ela. Eu perguntei o que ela queria dizer com isso e ela disse que apenas casais casados e de longa data estavam convidados para o casamento. Lembrei-a que estou noiva, que estamos à espera de um filho juntos e estou com ele há 10 anos, para além de que planeamos fugir dentro de alguns meses. Ela opôs-se e disse que não o convidou porque não vê o nosso relacionamento como válido se demorámos tanto para torná-lo legal, como se esperarmos 10 anos para dar o próximo passo tornasse o nosso vínculo menos forte. Eu disse-lhe que essa não é uma decisão dela, que ela não pode decidir se o meu relacionamento é válido ou não.
Ela insistiu na sua decisão e disse-me: “Eu não vou convidá-lo, eu decido quem vem e quem não vem, e como eu não acho que o vosso relacionamento é tão forte quanto deveria ser, vocês podem terminar em breve e eu não vou querer o ex de uma amiga presente nas fotografias do meu casamento. Aceita ou vai embora, não estou com disposição para lidar com esse drama”.
Eu disse que ela estava a ser ridícula a assumir que poderíamos terminar com base nas suas crenças bizarras e relembrei-a que estou com este homem há 10 anos enquanto ela está com o seu homem há menos de 1 ano. É ridículo ela pensar que pode ditar quem está junto a sério e quem não está. Eu disse-lhe que vou abandonar o papel de dama de honor porque me recuso a ser desrespeitada assim e disse que ela pode procurar alguém novo para torturar.
Os nossos amigos em comum disseram que fui incorreta por desistir do casamento e que devo respeitar a decisão da noiva. Respeito, mas não vou fazer parte disto. Acham que estou errada?