Hoje vamos dar-lhe a conhecer os pineberries: morangos com sabor a abacaxi e pastilha elástica!
Estes morangos silvestres com sabor e aparência fora do comum são uma versão melhorada de uma qualidade de morangos antiga, originária da América do Sul.
As variedades mais antigas – Fragaria chiloensis – são morangos brancos, levemente rosados, que provêm do Chile.
Os pineberries modernos são, a nível estético, o inverso dos morangos tradicionais, pois são brancos com sementes vermelha. E sabem a abacaxi!
Os agricultores levaram aproximadamente 4 anos para avançar com um programa de cultivo que apoiasse a produção destes morangos para o mercado. Em 2010, foram apresentados ao público pela primeira vez, e geraram muito interesse.
Infelizmente, esta fruta continua a ser muito rara e difícil de encontrar, pelo que se quiser prova-la, o melhor mesmo é cultiva-la!
O primeiro passo é comprar as sementes. Para isso, terá de contactar cultivadores especializados ou viveiros, ou pode tentar encontra-las na Amazon.
As três principais variedades de pineberries são a “White D”, a “White Carolina” e a “White Pineberry”. Todas são muito idênticas aos morangos silvestres no que toca ao crescimento.
Comece por comprar 2 ou 3 sementes, e plante-as em vasos, que devem conter 1 quarto de terra.
A fruta tem um sistema radicular muito reduzido, pelo que um vasco com as dimensões 25cm, 30cm e uma profundidade de 20cm chegará perfeitamente.
A drenagem é fundamental – vai ter de verificar a humidade do solo. O ideal é que o solo não esteja húmido a mais nem a menos.
Um dos segredos para um bom cultivo está na utilização de um bom solo. Para tal, faça uma mistura de:
- 10 partes de solo estéril
- 10 partes de turfa
- 8 partes de perlita expandida
- 4 partes de composto
- 1 parte de areia
Misture tudo para ficar uniforme e controlar o pH. Como se tratam de plantas do bosque, os pineberries têm preferência por um solo levemente ácido, logo um pH entre 5,5 e 6,5 é o mais adequado.
Estas plantas devem ter acesso a 6 horas de luz, preferencialmente todos os dias de manhã, para que os frutos cresçam com toda a qualidade.
Experimente e PARTILHE!
