Celino Villanueva Jaramillo, um homem de nacionalidade chilena que atingiu o impressionante marco de 121 anos de vida, tendo sido apontado como o homem mais velho do mundo, morreu recentemente num hospital no sul do Chile, onde estava internado.
Segundo os seus documentos oficiais, Celino nasceu em 25 de julho de 1896, e faleceu na sequência de uma queda que causou a fratura de três costelas, uma das quais comprometeu severamente um dos seus pulmões.
O idoso passou por uma cirurgia e, embora inicialmente apresentasse sinais de recuperação, acabou por entrar em estado crítico devido à insuficiência pulmonar, que acabou por ser a causa da sua morte.
Celino sofreu o acidente em sua casa na cidade de Mehuín, cidade litorânea da região de Los Ríos, onde passou grande parte da sua vida.
O famoso jornal inglês “The Guardian” proclamou Celino Villanueva como o homem mais velho do mundo, cuja imagem mais conhecida o mostra a votar nas eleições presidenciais e parlamentares.
Quando completou 118 anos, em 2014, Celino tornou-se suboficial honorário dos Carabineiros. Pouco se sabe sobre a sua história – apenas que durante a maior parte da sua vida trabalhou como agricultor, que nunca se casou nem teve filhos, e que antes de falecer morava com uma cuidadora chamada Marta Ramírez, de 85 anos.