Lila Fernández ficou quase sozinha quando o seu marido Jorge morreu, apesar de ter uma família enorme de 5 netos e 11 bisnetos. Eles raramente a visitavam, e se ela lhes enviasse um convite, eles respondiam sempre que não poderiam comparecer.
Por isso, Lila, que agora morava sozinha, muitas vezes pensava: “O Jorge e eu criámos os nossos filhos com amor, não para que os nossos netos só falem comigo quando se trata de heranças! Quero que eles percebam que estão errados”. E assim, Lila decidiu fazer uma visita à neta no dia seguinte, com um plano em mente.
Susan Martinez era uma divorciada com dois filhos que tinha três empregos, trabalhando todos os dias, incluindo fins de semana, para sustentar a sua família. Quando ela viu a avó à sua porta num domingo de manhã, ficou surpreendida. “Vovó? O que a traz aqui?”, perguntou Susana.
“Oh querida! Eu só queria ver os meus netos e conversar sobre algo. Se não fosse fim de semana, eu não vos teria incomodado”, disse a anciã.
“Será que poderia vir noutro dia, por favor? Eu vou trabalhar daqui a uma hora e temo não poder passar tempo consigo”, respondeu a neta.
“Oh! Eu não fazia ideia de que estarias tão ocupada hoje. Eu só queria falar sobre o testamento, mas tudo bem. Posso vir mais tarde”, disse ela, preparando-se para sair. Mas Susan deteve-a abruptamente. “O testamento?”, questionou.
“Ah, não é grande coisa! Sabes, eu já tenho 90 anos, querida, e eu disse ao Sr. Clark que preferia fazer isso o mais cedo possível porque Deus pode chamar-me a qualquer momento”, explicou Lila.
“Oh, vovó! Já devias ter dito isso! Tenho a certeza que o meu chefe não se vai importar se eu chegar alguns minutos atrasada”, disse Susan.
Lila sorriu ao entrar lentamente na velha casa dilapidada de Susan, percebendo que não era consertada há anos, e notou que os seus netos estavam a dormir noutro quarto num colchão velho e imundo.
“Então vovó… sobre o que querias falar?”, questionou Susan, servindo chá numa velha caneca de cerâmica para a avó.
“Bem. Eu só preciso que vocês me ajudem um pouco. Vejam, faz muito tempo que nenhum de vocês me visita desde que o vosso avô morreu. Eu entendo que vocês têm muitas coisas para fazer, mas passar tempo com a vossa avó não deveria dar assim tanto trabalho. Certo? É tudo o que peço”, disse Lila com um sorriso.
“Não tem problema vovó, mas…”, começou Susan.
“E em troca, eu prometo que serás a única herdeira da minha propriedade de 2 milhões de dólares! Mas se concordares com isso, há outra condição que deves cumprir”, avisou Lila.
Susan teria ajudado Lila mesmo que não lhe tivesse oferecido a herança, mas depois de pensar nisso, não hesitou em dizer sim.
“Claro, vovó”, respondeu a neta a sorrir. E assim, Lila pediu que ela a visitasse todos os domingos uma vez por semana com a condição de que nenhum dos seus irmãos soubesse para não terem ciúmes.
Susan concordou calorosamente com a condição de Lila e, daquele dia em diante, passou a visitá-la todos os fins de semana. A sua agenda tornou-se mais caótica e as suas despesas dispararam por ter de atravessar a cidade até casa da avó. Além disso, o seu orçamento foi bastante reduzido, pois a avó precisava regularmente de vitaminas caras e exames médicos.
Houve muitas ocasiões em que Susan quis desistir, mas a perspetiva de um futuro melhor ajudou-a a continuar. Ela cuidou de Lila nos meses seguintes, encarregando-se da limpeza, da lavandaria, da cozinha e até das compras.
Enquanto isso, Lila não deixou os netos escaparem com tanta facilidade, e visitou cada um deles no trabalho, apresentando-lhes a mesma ideia que apresentou a Susan.
Dada a dimensão do legado, todos rapidamente consentiram, e assim Lila teve uma vida feliz durante 5 dias por semana, vendo todos os seus netos. Mesmo que eles estivessem apenas interessados na sua fortuna, cuidavam dela e passavam tempo com ela, cada um nos respetivos dias acordados, de forma a não se cruzarem.
Ester Cardozo, vizinha e amiga de Lila há 20 anos, foi visitá-la um dia, ao perceber que de repente era visitada com tanta frequência, algo que não acontecia há anos.
“Lila, como é que convenceu os seus netos? Hoje em dia os netos já não se importam com os mais velhos”, disse Ester.
Lila sorriu agradavelmente enquanto bebia o seu chá. “Sabes, o que eu fiz foi armar uma armadilha, e eles todos caíram nela. Eles presumiram que herdariam tudo que eu tenho depois da minha morte, mas ignoraram o facto de que eu não os vou deixar escapar tão facilmente. Alguém tinha que lhes ensinar uma lição”, começou.
“Mas Lila…”, contrapôs Ester.
“Eu fiz a coisa certa, Ester. Os meus netos nunca se preocuparam em cuidar de mim. Sabias que eles entraram em contacto com o meu advogado recentemente? Eles estavam curiosos para saber se o meu marido tinha deixado algo para eles. E, embora a minha única neta tenha concordado em cuidar de mim em troca de dinheiro, ela fez muito mais do que aqueles preguiçosos! Então, no final, todos terão o que merecem”, explicou Lila. E, claro, não estava errada em dizer isso.
O testamento que ela escreveu tinha cláusulas específicas que ninguém deveria saber, pelo menos não até que ela morresse. Então, quando Lila faleceu pacificamente durante o sono, 6 anos depois, o advogado ligou para todos os seus netos e pediu que eles se encontrassem no seu escritório após o funeral.
Uma onda de alegria tomou conta de Susan com a chamada. Ela tirou uma licença do trabalho e foi rapidamente ao escritório do advogado. Mas quando ela chegou, ficou surpreendida com o que viu. Os seus quatro irmãos estavam no escritório também, discutindo porque é que nenhum deles era o herdeiro legítimo do dinheiro de Lila.
“Aquela bruxa velha enganou-nos todos estes anos para cuidarmos dela. Como foi capaz de doar a sua casa para a caridade?”, indagou Samuel, o mais velho.
“E o dinheiro… nem é nosso! Ela era muito esperta, e nós nem percebemos. Ela enganou-nos a todos!”, exclamou Enrique, o mais novo.
“Bom, a vossa avó deixou bem claro que todo o seu dinheiro pertence aos vossos filhos, que só o receberão quando fizerem 18 anos. Portanto, a soma total de 2 milhões de dólares que ela deixou será dividida em 11 partes”, contou o advogado.
Susan voltou para casa logo a seguir, desapontada ao saber que não herdaria nada de Lila. Enfurecida, mandou o vaso de flores que Lila lhe dera contra a parede.
O vaso estilhaçou-se, e no chão, ao lado dos seus pedaços, havia pequenos pacotes no valor de milhares de dólares. Quando ela somou tudo, não podia acreditar que continha $ 300.000.
Juntamente com o último pacote, Lila também tinha deixado um bilhete para ela, que dizia: “Um dia, todos terão o que merecem. Espero que isto te ajude com as reparações em casa. Com amor, vovó Lila”.
PARTILHE!