in

7 hábitos que nos fazem envelhecer mais rápido: veja o que não deve fazer se quiser manter-se jovem por mais tempo

Ninguém gosta de envelhecer, mas é inevitável. Porém, é possível retardar o envelhecimento, e ter bons hábitos é essencial para isso.

Pelo contrário, alguns maus hábitos podem mesmo acelerar o processo de envelhecimento, como por exemplo:

  • Preocupar-se muito

As nossas emoções, aparência física e saúde estão todos interligados. Embora o stress tenha origem na nossa mente, pode mesmo causar patologias e condições cognitivas e cardiovasculares, entre outras.

  • Não tratar bem da sua pele

Não faz mal maquilhar-se todos os dias – desde que retire a maquilhagem religiosamente todas as noites e limpe bem a pele para que esta possa respirar.

  • Não dormir o suficiente

A falta de sono prejudica-nos tanto mentalmente como fisicamente, e pode originar problemas de saúde sérios. Segundo os especialistas, deve-se dormir entre 7 a 8 horas por dia, de preferência sem interrupções.

  • Não praticar exercício físico

Fazer exercício é fundamental para mantermos o nosso corpo saudável e com um aspeto jovem, e é também um ótimo escape para a nossa mente. As pessoas sedentárias têm muito mais probabilidades de vir a desenvolver ansiedade, doenças cardiovasculares e problemas dermatológicos.

  • Fumar

O tabaco representa um grande perigo para a saúde das pessoas, que pode causar cancro e problemas de pele.

  • Esfregar os olhos

Sabia que, mesmo parecendo inofensivo, quando esfregamos os olhos, corremos o risco de enfraquecer o colagénio e elasticidade dessa parte da casa, em que a pele é muito mais sensível – daí o surgimento muitas vezes precoce das rugas.

  • Não comer bem

A nossa alimentação tem uma enorme influência na nossa saúde, pelo que comer de forma saudável contribui para permanecer jovem mais tempo. Deixe de lado os refrigerantes, bolos e alimentos processados e consuma mais fruta, legumes, cereais, carnes magras e peixe.

Combata o envelhecimento prematuro e PARTILHE!

Rapaz conforta idosa de 96 anos apavorada em voo: “o meu anjo da guarda”

Mau-olhado? Veja como descobrir se alguém lhe está a enviar energias negativas