10 coisas que acontecem com o seu corpo se caminhar todos os dias

Caminhadas diárias são extremamente benéficas para a saúde, e essa prática aliada a uma alimentação saudável pode mesmo evitar muitos problemas.

Sabia que basta 30 minutos a caminhar por dia para melhorar drasticamente a imagem e a saúde de uma pessoa?

Aqui ficam 10 aspetos que apresentam melhorias significativas com caminhadas regulares:

  • Alterações cerebrais positivas

Exercícios aeróbicos de baixa intensidade, como as caminhadas, previnem a demência precoce, reduzem o risco de doença de Alzheimer e melhoram a saúde mental no geral, para além de ajudar a reduzir o stress e manter um nível de endorfinas.

  • Visão melhorada

Apesar de não parecer relacionado, caminhar também beneficia a saúde visual, podendo ajudar a combater o glaucoma, ao aliviar a pressão ocular.

  • Prevenção de doenças cardíacas

Caminhar é praticamente tão eficaz quanto correr na prevenção de doenças cardíacas ou derrames, ajudando a baixar os níveis de pressão arterial e o colesterol e a melhorar a circulação do sangue.

  • Volume pulmonar superior

O ato de caminhar aumenta o fluxo de oxigénio na corrente sanguínea e ajuda a treinar os pulmões, eliminando toxinas e resíduos, melhorando o funcionamento do sistema respiratório no geral.

  • Efeitos positivos no pâncreas

Na verdade, caminhar pode ser ainda mais eficaz que correr na prevenção da diabetes. Um estudo revelou que um grupo de pessoas que caminham apresentaram melhor tolerância à glicose (quase 6 vezes superior) que um grupo de pessoas que correm, ao longo de um período experimental de 6 meses.

  • Melhor digestão

Caminhar 30 minutos diariamente não só reduz o risco de cancro do cólon como ainda melhora a digestão e ajuda a regular o sistema intestinal.

  • Músculos tonificados

Também é possível tonificar os músculos e perder peso através das caminhadas, pois andar 10.000 passos diariamente pode equiparar-se a um exercício real num ginásio, em especial se forem feitos em subidas e com intervalos. A melhor parte é que como é de baixa intensidade, não exige tempo de recuperação, ou seja, os músculos não ficam doridos.

  • Ossos e articulações mais resistentes

Caminhar dá mais mobilidade articular, evita perdas de massa óssea e ajuda a reduzir o risco de fraturas.

  • Alívio da dor nas costas

As caminhadas são uma atividade de baixa intensidade que não causa dor ou desconforto, como as corridas, e contribuem para melhorar a circulação sanguínea nas estruturas da coluna vertebral e melhorar a postura e flexibilidade, essencial para uma coluna saudável.

  • Mente mais calma e sã

Caminhar melhora os sintomas de depressão em pacientes com depressão, por isso quando nos sentimos mais em baixo pode ser muito benéfico.

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