Esta é a história de Isa-Bella Leclair, uma jovem de 19 anos residente no Canadá, que nasceu com Síndrome de Parkes Weber, uma doença genética que origina linfedemas.
Devido à sua condição, Isa-Bella começou a reter fluídos na perna direita, que inchou até ficar com o dobro do tamanho da sua perna esquerda.
“Eu soube que havia algo de errado com o corpo dela no instante em que ela nasceu”, conta a mãe da jovem.
Na altura em que Isa-Bella entrou na universidade, a sua perna direita pesava 18kg. Ela tinha muitas dificuldades em desempenhar atividades físicas e encontrar calças que lhe servissem, e ainda era alvo de troça.
“Quando eu ia a lugares públicos, como ao centro comercial ou à praia, as pessoas ficavam a olhar”, conta a jovem.
Felizmente, Isa-Bella sempre pôde contar com o apoio incansável dos seus familiares, e conseguiu aprender a gostar de si independentemente da sua condição.
“Sempre me preparei para o dia em que ela voltasse da escola a chorar por não ter podido fazer alguma atividade, mas esse dia nunca chegou. Nunca”, conta a mãe de Isa-Bella.
Aos 19 anos, a corajosa Isa-Bella fez algo que percorreu o mundo e tem inspirado as pessoas por todo o mundo: tirou uma fotografia em biquíni durante as suas férias em família na Flórida.
A sua imagem a pousar e a mostrar as pernas tornou-se viral e deu força a outras pessoas com doenças raras.
“Acho que é importante que as pessoas com problemas de saúde não só se esforcem para ficar saudáveis, mas também para resgatar o amor próprio e aceitarem que são. A minha doença não me define e eu nunca vou permitir que ela me impeça de vestir um biquíni ou um vestido que goste”, diz a jovem.
Entretanto, Isa-Bella ganhou um concurso de beleza em Campbellton, New Brunswick, a sua cidade natal.
Atualmente, já tirou o curso e está a fazer sessões de drenagem linfática para melhorar a sua condição. Até agora, os resultados estão a ser bastante bons, e nós desejamos-lhe as maiores felicidades.
PARTILHE!
