Dar palmadas às crianças continua a ser visto por muitos como uma forma aceitável de as educar. Porém, segundo um estudo realizado pela Universidade de Michigan, nos EUA, as palmadas não oferecem nada de educativo – pelo contrário, dado que podem mesmo causar transtornos mentais futuros.
Naturalmente, a intenção dos pais é educar os filhos da melhor forma possível, sem os prejudicar futuramente, mas a verdade é que uma grande parte dos adultos que levaram as chamadas “palmadas educativas” na infância demonstram baixos níveis de autoestima e confiança.
Então, o melhor a fazer é evitar perder o controlo e a calma ao tentar corrigir o comportamento de uma criança.
Segundo o estudo, castigar fisicamente uma criança, mesmo “apenas” com uma palmada, insere-se na área do abuso físico e emocional.
As crianças que levam palmadas têm maior probabilidade de se tornarem adultos depressivos, tentar o suicídio e/ou abusar do consumo de álcool e/ou drogas. Para além disso, podem vir a confundir amor com violência.
O estudo contou com a participação de 8,3 mil adultos, com idades entre os 19 e os 97 anos. Os participantes preencheram vários questionários abordando experiências negativas que tiveram na infância e os problemas físicos e mentais que experienciaram na vida adulta.
O objetivo deste estudo é ajudar a categorizar as palmadas enquanto agressões que causam danos graves ao desenvolvimento da criança.
PARTILHE!