Não são muitas as vezes que ouvimos falar de atletas portugueses a receber medalhas a nível internacional, muito menos a ser dos atletas com mais medalhas recebidas. Mas a verdade é que o atleta paralímpico com mais medalhas no mundo é português.
O seu nome é Lenine Cunha, tem 32 anos, é proveniente de Vila Nova de Gaia e já conta com mais de 150 medalhas. Agora tem como objetivo chegar às 200 medalhas, para o qual tem treinado imenso, já se tendo apurado para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro em 2016. Lenina vai competir nos Campeonatos do Mundo de Pista Coberta e no Campeonato da Europa IPC, ambos em Itália, e no Campeonato da Europa INAS na Turquia.
Mas os projetos de Lenine não passam só por ganhar medalhas nos paralímpicos: ele decidiu que queria criar um Clube, O Sport Clube Lenine Cunha. Este clube não é um clube qualquer, pois o seu objetivo é ajudar atletas paralímpicos. Não interessa as suas dificuldades, se têm um objetivo de chegar longe no mundo do desporto, ali podem lutar por isso. Ele quer mostrar, com a sua história de vida, que todos podem ser alguém, quer servir de inspiração para que jovens atletas, sejam especiais ou não, possam ter um futuro desportivo, com acompanhamento profissional e com as melhores condições de treino.
Para mostrar todo o apoio a este magnifico atleta deixem um GOSTO na página oficial do Facebook do Lenine aqui: https://www.facebook.com/leninecunhaatleta