Todos sabemos que fumar é prejudicial para a saúde, mas para maior parte dos fumadores largar o tabaco pode extremamente difícil, por motivos psicológicos, falta de motivação ou puro vício provocado pela nicotina.
O Centro de Controlo e Prevenção de Doenças fez uma investigação sobre os efeitos do tabaco no nosso corpo e o que acontece quando se deixa de fumar, chegando à conclusão que logo 20 minutos depois do último cigarro, o organismo começa a sentir alguns benefícios:
- Passados 20 minutos
O coração volta a funcionar de forma normal, com os capilares da rede reestabelecidos. A circulação sanguínea melhora e os dedos das mãos e pés passam a ter mais sensibilidade.
- Passadas 12 horas
Os níveis de monóxido de carbono no sangue diminuem e os de oxigénio aumentam. Os compostos do sangue normalizam.
- Passadas 2 semanas a 3 meses
O risco de sofrer uma paragem cardíaca é reduzido, os sintomas do vício desvanecem, o tecido pulmonar regenera-se e os pulmões funcionam melhor.
- Passado 1 a 9 meses
A tosse diminui, tal como a falta de ar. Não é imediato pois os pulmões necessitam de algum tempo para eliminar as substâncias prejudiciais acumuladas ao longo do tempo.
- Passado 1 ano
Deixa de se sentir a necessidade de fumar, a pele fica mais saudável e recupera a elasticidade perdida. O risco de desenvolver uma doença cardíaca diminui 50%.
- Passados 5 anos
A circulação sanguínea normaliza totalmente. O risco de derrame cerebral é reduzido até ao nível de não fumadores e os sistemas nervoso e imunitário funcionam substancialmente melhor.
- Passados 10 anos
O risco de cancro no pulmão passa a metade comparando com um fumador. Também o risco de cancro da boca, garganta, esófago, rins e pâncreas é diminuído.
- Passados 15 anos
A probabilidade de vir a sofrer de uma doença de coração ou cancro é igual à de quem não fuma.
Partilha, é importante!