Histórias

Este menino de 8 anos foi rejeitado por todas as escolas do país por causa dos seus longos cabelos crespos

Farouk James, um menino de 8 anos de Londres, foi rejeitado por todas as escolas da cidade por causa do seu cabelo crespo longo e natural. Desde então, a mãe, Bonnie Miller, veio a público defender o seu filho e outras pessoas que sofrem de discriminação com base na aparência.

Filho de pai natural de Gana, Farouk tem deixado o seu cabelo natural crescer há anos. Por razões culturais, os seus pais não cortaram o seu cabelo até ele completar 3 anos.

“Por essa altura, ele já estava muito afeiçoado – e eu também, para ser honesta – ao seu lindo cabelo. Então, apenas o deixámos crescer”, explicou Bonnie.

Quando partiu em busca de uma escola particular para o seu filho, Bonnie descobriu que duas das escolas do seu interesse não permitiriam que o seu filho as frequentasse por causa do cabelo, que aparentemente “viola as políticas” das mesmas.

Inicialmente, considerou inquirir na London Oratory School, onde o seu filho mais velho (agora com 23 anos) esteve matriculado sem quaisquer problemas – provavelmente por sempre ter tido cabelo curto.

Entretanto, Bonnie considerou a Fulham Boys School, que mudou as suas políticas depois de outra mãe entrar com um processo quando o filho foi banido da escola igualmente por causa do cabelo.

Contudo, ao ler a política da escola que afirmava que “o comprimento máximo do cabelo é até acima da gola e o comprimento mínimo do cabelo um corte número 2”, Bonnie percebeu que o cabelo comprido de Farouk não seria aceite.

“A política foi realmente mudada, mas o que eles fizeram foi adicionar duas alíneas racistas, proibindo rastas e tranças”, disse Miller.

Sem outra opção, Bonnie decidiu procurar também escolas mistas, mas também estas tinham políticas rígidas.

Mais recentemente, Bonnie começou a fazer lobby junto ao parlamento, para ajudá-la a chegar às escolas e conseguir que as suas regras sejam alteradas, não apenas no Reino Unido, mas globalmente.

“É contra os direitos humanos pedir a alguém que retire parte do seu corpo natural para apaziguar as expectativas da sociedade sobre o que você deveria ser”, expôs.

Apesar de tudo, Bonnie está orgulhosa de que, embora outras pessoas façam troça do seu filho, ele continue muito confiante com a sua aparência natural.

PARTILHE!

Mais Populares

To Top

Possível adblock detectado

Se estiver a usar um Ad Block por favor desligue-o no nosso website. Os anúncios são essenciais para a manutenção deste website.

Refresh