A estrela desta velha receita é o louro, usado desde tempos antigos e antigo símbolo de poder. Na Antiguidade, reis e imperadores usavam coroas de louro e, atualmente, as coroas dos vencedores de competições desportivas são também de louro.
Nas folhas de louro é encontrado um azeite essencial composto por cineol e eugenol, substâncias com propriedades curativas.
O louro é bastante útil no tratamento de tonturas, depressão, nervosismo, pânico, falta de vontade, falta de apetite, problemas na bexiga, nos pulmões, dores de estômago, parasitose, digestão lenta, stress, surdez, dores de garganta, doenças cardiovasculares, dores articulares e musculares, dores de cabeça e ainda ajuda a regular o ciclo menstrual, a limpar o sistema respiratório e a refrescar o ambiente.
Para além disso, ainda possui qualidades diuréticas, anti-inflamatórias e protege o coração. O louro tem alguns usos medicinais, como por exemplo:
- Melhorar a digestão e regular a menstruação
Coloca 2 folhas de louro pequenas num copo de água fervida. Toma de 2 a 3 chávenas por dia.
- Para levantar o ânimo
Deixa 3 folhas de louro de molho num copo de água, durante a noite. No dia seguinte, bebe esta água assim que acordares.
- Para aliviar contusões e acne
Deixa um punhado de folhas de louro em imersão em 250ml de azeite de oliveira durante 15 dias. Coa e aplica o óleo com uma gaze sobre as lesões cutâneas. Antes disto, faz um teste aplicando uma pequena quantidade do óleo no cotovelo para ver se ocorre alguma reação alérgica.
- Para aliviar dores articulares e musculares, herpes e curar doenças de pele
Ferve um punhado de folhas de louro esmagadas até toda a água secar. Coa antes de arrefecer e reserva a gordura que se vai separar. Esfrega esta espécie de manteiga na área afetada, experimentando antes no cotovelo.
- Para tonificar músculos flácidos e doridos
Ferve um punhado grande de folhas de louro em 2L de água durante 15 minutos, coa e coloca a água na banheira.
- Para limpar as vias aéreas e aliviar dores de cabeça e stress
Queima algumas folhas de louro e inala o fumo. Podes usar 1 folha grande, levá-la ao fogo do fogão e retirá-la assim que começar a queimar. Com cuidado, inspira o fumo que sai da folha. Repete o processo várias vezes. Outra opção é colocar várias folhas de louro num objeto de cerâmica resistente ao fogo e queimá-las. Depois, é só inspirar o fumo das folhas queimadas. Queres aprender mais? Vê o vídeo!