Ser um pai presente implica querer saber como os filhos se sentem, e para criar um ambiente baseado no amor, respeito e confiança, é importante dialogar.
De seguida, deixaremos oito sugestões de perguntas que os pais devem fazer aos filhos diariamente para demonstrar interesse e estar a par de qualquer situação importante que se esteja a passar.
Contudo, os pais devem estar sempre cientes da individualidade das crianças, sem invadir a privacidade delas, julga-las nem pressioná-las para falar de coisas que não se sentem preparadas.
Aqui ficam as questões pertinentes para trabalhar a relação com os mais novos:
- Ajudaste alguém hoje?
Esta é uma excelente pergunta para promover e estimular a empatia e o altruísmo nos mais novos.
- O que gostaste mais de fazer hoje?
É sempre bom demonstrar interesse pelas atividades e gostos das crianças, pois aumenta a autoestima destas.
- O que aconteceu de mais engraçado hoje?
Ajudar as crianças a relembrar memórias felizes é uma forma excelente de lhes incutir a importância de valorizar esses momentos e fomentar sentimentos positivos.
- O que te deixou chateado ou frustrado hoje?
Esta é uma pergunta que pode ajudar a criança a expressar os seus sentimentos, e que permite aos pais orientá-las para a solução de qualquer questão que as perturbe.
- Viste algo que achaste errado hoje?
Ao fazer esta questão, os pais conseguirão averiguar se a criança consegue perceber uma situação de injustiça e como agir.
- Gostaste do teu lanche?
É importante fazer esta pergunta para se certificar que a criança está bem nutrida, pois muitas vezes elas dão o lanche ou dividem com amigos.
- Com quem estiveste mais hoje?
Através desta pergunta, os pais poderão conhecer mais sobre os amigos dos filhos e acompanhar a evolução das amizades.
- Estás animado por alguma coisa que vai acontecer amanhã?
Por vezes, as crianças esquecem-se de contar aos pais sobre algo de diferente que vai acontecer na escola, então fazer esta pergunta pode ajudá-los a lembrar e a sentir entusiasmo pela perspetiva de participar nas atividades escolares.
PARTILHE!