Curiosidades

Cientistas criam protótipo de “olho biónico” para garantir a visão a pessoas cegas

Recentemente, os cientistas da Universidade de Minnesota deram um passo muito importante rumo à criação de um olho biónico para ajudar pessoas cegas a ver.

Segundo a revista científica Advanced Materials, para chegar ao protótipo, os cientistas imprimiram vários recetores de luz numa cúpula de vidro hemisférica. A equipa usou uma impressora 3D personalizada para imprimir uma base de partículas de prata e fotodiodos na parte superior, que convertem luz em eletricidade.

O resultado foi um protótipo de olho 25% eficiente na conversão de luz em eletricidade, que teoricamente pode ser utilizado para converter o mundo real em sinais possíveis de ser interpretados pelo cérebro de uma pessoa.

“Os olhos biónicos são geralmente considerados ficção científica, mas agora estamos mais perto que nunca de poder chegar a essa tecnologia usando uma impressora 3D de materiais múltiplos”, disse o Dr. Michael McAlpine, co-autor do estudo.

A equipa já conseguiu criar órgãos artificiais no passado, como um “ouvido biónico” no ano 2013 e uma pele biónica em 2019, para dar a robôs uma sensação de toque.

A expectativa dos cientistas é desenvolver o olho biónico, acrescentando recetores de luz para potencializar a sua eficiência. Para além disso, também tencionam usar um material mais macio, para o poder implantar num olho verdadeiro.

Contudo, esta não é a primeira tecnologia de olho biónico a ser desenvolvida – no ano de 2016, foi dado a conhecer um dispositivo que poderia ser implantado cirurgicamente na retina de uma pessoa, juntamente com um par de óculos que usam uma câmara para captar o que está a acontecer à volta.

Ainda assim, o mais recente projeto da Universidade de Minnesota oferece um processo de fabricação muito mais rápido, uma vez que a impressão do dispositivo demora apenas uma hora.

“A nossa investigação valida o potencial da impressão 3D para obter dispositivos e materiais eletrónicos ativos, integrados e de alto desempenho”, concluiu o Dr. Michael McAlpine.

Que avanço maravilhoso, PARTILHE!

Mais Populares

To Top

Possível adblock detectado

Se estiver a usar um Ad Block por favor desligue-o no nosso website. Os anúncios são essenciais para a manutenção deste website.

Refresh