Médico com nome na touca é ridicularizado pelos colegas – mas depois da cirurgia, todos os chamam de génio

Já todos nós tivemos “brancas”, e nos esquecemos do nome de alguém durante alguns momentos. Em alguns casos, como cirurgias, esse intervalo de tempo pode fazer toda a diferença, e esse foi o motivo para o Dr. Rob Hackett colocar o seu nome e especialidade médica na touca.

Ao início, todos os seus colegas fizeram troça dele, mas agora reconhecem que a ideia foi genial.

Rob trabalha como anestesista em diversos hospitais em Sydney, na austrália, e como não possui um local de trabalho fixo, tem algumas dificuldades em lembrar-se do nome dos colegas e as especialidades dos mesmos. Para além disso, o facto de todos utilizarem máscaras durante as cirurgias torna ainda mais difícil associar os rostos às respetivas pessoas e identifica-las.

Foi assim que teve a ideia de escrever o nome e a especialidade na touca, de forma a ser reconhecido rapidamente por todos.

Muitos ridicularizaram-no e perguntaram-lhe se tinha dificuldades em lembrar-se do próprio nome, mas Rob continuou a usar a touca pois sabia que podia poupar tempo e ajudar a salvar vidas.

Os cirurgiões trabalham sob grande pressão e muito stress, e apenas alguns segundos podem fazer a diferença entre a vida e a morte.

“Na semana passada, tivemos uma paragem cardíaca numa sala de cirurgia com mais de 20 pessoas. Até para uma coisa tão simples como pedir luvas nós tivemos dificuldades, porque tínhamos que ficar a apontar uns para os outros”, conta Rob.

Então, os profissionais começaram a colocar os seus nomes nas tocas, e a economizar segundos muitos valiosos.

Em vez de apontarem para alguém, simplesmente diziam o nome da pessoa, e evitavam perder tempo importante.

Apesar de ter sido alvo de troça inicialmente, Rob acabou por ser reconhecido e os colegas seguiram o seu exemplo.

Entretanto, Rob lançou uma campanha no Twitter para incentivar outros profissionais da área de saúde a fazer o mesmo.

“Faça isso e terá uma solução simples e óbvia para melhorar o atendimento e os resultados da cirurgia. Não o faça e mostra como a saúde, as instituições, os quadros e a cultura são resistentes às mudanças e às melhorias”, escreveu o anestesista.

Após a campanha, enfermeiras e médicos por todo o mundo colocaram o nome e a especialidade na touca.

Uma iniciativa bastante útil e criativa, não acha?

PARTILHE!

O bebé tinha morrido no parto, ela pediu para o abraçar e 2 horas depois aconteceu um MILAGRE!

A razão pela qual a polícia está a aconselhar as mulheres a levar um mosquetão na mala