Casa

Cidade alemã constrói “ninhos” de aspeto futurístico para proteger os sem-abrigo nas noites frias de inverno

Os meses de inverno são difíceis para muitos de nós, mas podem ser um verdadeiro pesadelo para os sem-abrigo.

Agora, uma equipa de seis empresários e especialistas técnicos está a tentar enfrentar esse problema crescente instalando cápsulas para sem-abrigos, de aparência futurística, em toda a cidade de Ulm, na Alemanha.

Esses “pods”, que parecem capazes de levar os seus utilizadores para outra dimensão, foram feitos para servir de refúgio de emergência para os sem-abrigo em noites de frio.

A equipa de design teve a ideia destes compartimentos para dormir em 2018, mas só pôde testá-los no inverno passado, em parques e outros lugares onde os sem-abrigo costumam dormir. Desde então, foram efetuadas algumas melhorias ao nível dos seus recursos.

Os “pods”, apelidados de “Ulmer Nest” (“ninhos de Ulm”), são construídos em madeira e aço e são à prova de vento e água. Foram feitos para acomodar até duas pessoas e projetados para proteger os seus moradores da chuva, geada e humidade. Para além disso, oferecem melhor isolamento térmico e garantem a circulação de ar fresco.

No entanto, os criadores enfatizaram que estas cápsulas não são uma alternativa para abrigos noturnos adequados, especialmente porque Ulm pode atingir temperaturas perigosamente baixas durante o inverno.

Os ninhos são equipados com painéis solares e têm espaço suficiente para acomodar os pertences do morador e um animal de estimação.

São ainda equipados com sensores que podem monitorizar os níveis de humidade e dióxido de carbono e possuem um sistema de verificação eletrónica para que os seus moradores possam trancar mini abrigo por dentro.

As cápsulas também vêm com iluminação e campainha de alarme, e estão conectadas a uma rede de rádio para que os moradores possam comunicar sem depender de redes móveis.

Os designers optaram por não instalar câmaras para proteger a privacidade das pessoas, mas sempre que as portas são abertas, um sensor de movimento é ativado para avisar aos assistentes sociais que as cápsulas estão em uso e poderem mandar um profissional limpá-las no dia seguinte.

Outra grande vantagem destes mini abrigos é que os utilizadores não precisam de preencher nenhuma papelada ou registo para fazer o check-in, tornando-os facilmente acessíveis.

Além de fornecer um santuário temporário, estas cápsulas também permitem que instituições de caridade se conectem com a população de sem-abrigos da cidade e possam então ajudá-los melhor.

De acordo com os criadores, os “pods” ainda estão na fase inicial de testes e ainda há muito trabalho a ser feito para melhorar a sua funcionalidade e recursos. No entanto, estão felizes por o público ter respondido muito bem ao projeto.

“Nós até vimos alguns efeitos com os quais nem sonhávamos, como vizinhos a dar chá quente pela manhã aos hóspedes durante a noite. Além disso, as autoridades municipais sempre foram muito favoráveis ​​e positivas, o que nos ajudou muito, e a população de sem-abrigo também se tem mostrado extremamente grata”, disseram.

Os sem-abrigo tendem a ser deixados de lado pela sociedade, e este tipo de iniciativa é um exemplo que os faz sentir-se vistos e cuidados. Esperamos ver mais projetos semelhantes no futuro, um pouco por todo o mundo.

PARTILHE!

Mais Populares

To Top

Possível adblock detectado

Se estiver a usar um Ad Block por favor desligue-o no nosso website. Os anúncios são essenciais para a manutenção deste website.

Refresh