Esta é a história de Pablo, um jovem que foi diagnosticado com leucemia no dia 26 de março de 2015, com apenas 18 anos.
A partir daí, a vida do atleta espanhol deu uma reviravolta e este passou por diversas quimioterapias e um transplante de medula óssea.
Porém, quando tudo parecia estar a correr mal, os médicos viram a luz ao fundo do túnel, pois Pablo melhorou depois do transplante e havia perspetivas de um futuro risonho.
Pablo voltou a sonhar com um futuro com a namorada, Andrea, mas infelizmente, passados 10 meses, os médicos deram-lhe uma notícia horrível.
Estava novamente com leucemia, e tinha de passar por tudo outra vez. Da última vez, o pai de Pablo tinha sido o doador de medula óssea, mas o processo não tinha surtido resultados.
O cenário era arrasador, pois Pablo não tinha doador, o tempo estava a passar e ele estava cada vez mais fraco.
Então, o jovem decidiu publicar alguns desabafos sobre a sua doença nas redes sociais e juntou-se a um desafio online para conseguir um milhão de doadores de medula em Espanha. Desta forma, não só aumentava o número de doadores, como também aumentava a consciencialização para a importância da doação!
Apesar de todo o seu sofrimento, Pablo sempre lutou e conseguiu multiplicar as doações de medula em 1,000% em Espanha. “Eles perguntam-me onde encontro a minha força, a vontade de viver, embora tenha todas estas dificuldades. Eu não temo a morte e eu sou livre, daí a minha força. Não você parar de ter medo, vai ser livre”, disse Pablo.
Em outubro de 2016, Pablo foi informado de que tinham encontrado um doador, mas infelizmente o segundo transplante não resultou, e o jovem acabou por falecer no dia 25 de fevereiro de 2017, aos 20 anos.
Numa das suas publicações no Instagram, Pablo dizia: “Dê mais sorrisos, mais abraços, mais paz, dê a melhor versão de si mesmo. Dê graças à vida por lhe dar o luxo de poder acordar todas as manhãs. Seja muito grato”.
Os familiares, amigos e seguidores de Pablo ficaram destroçados com a notícia do seu falecimento, e as homenagens encheram as redes sociais.
Pablo vai receber a Medalha da Cidade de Marbella devido ao seu exemplo inspirador de força e coragem.
No último post do Instagram, Pablo escreveu: “A morte faz parte da vida, por isso não devemos temê-la, mas amá-la”.
Pablo tinha uma vida inteira pela frente, e até já tinha pedido a namorada Andrea em casamento, mas felizmente o seu legado vai ficar sempre connosco.
PARTILHE!