Menino com autismo construiu réplica do Titanic com 56.000 peças

Brynjar Karl Birgisson, um menino islandês com transtorno do espetro autista fez uma réplica do Titanic, considerada a maior alguma vez feita com peças de Lego, que levou 11 meses a construir.

Segundo o Titanic Pigeon Forge, um museu nos EUA dedicado ao navio naufragado, o trabalho de Brynjar mede aproximadamente 8m de comprimento e tem 1,5m de altura.

A réplica do menino de 10 anos residente em Reiquiavique vai estar exposta no museu no Tennessee, EUA, a partir do dia 21 de abril.

Hoje, Brynjar tem 15 anos e diz que a decisão de construir aquela réplica mudou a sua vida e a forma como se relacionava com o autismo.

O jovem recorda-se de começar a brincar com Lego aos 5 anos, e quando na escola ouviu falar no Titanic, resolveu construir a réplica do navio, após uma visita a um parque de Lego.

“O meu pai ajudou-me com as instruções e fez a planta do navio para a escala do Lego. A minha mãe foi a minha técnica e mentora, e ajudou-me a encontrar caminhos para o sonho se tornar realidade”, conta Brynjar.

O jovem acrescenta ainda que a construção do navio o ajudou a lidar melhor com o eu transtorno, pois antes tinha muita dificuldade em comunicar com os outros, mas desde aí ganhou mais confiança e até dá entrevistas.

“Quando comecei o processo de construção, tinha uma pessoa a ajudar-me na escola, mas agora, estudo sem apoio. As minhas notas melhoraram e os meus colegas já me consideram como um deles, sem diferenças”, explica Brynjar.

Oiça o testemunho deste jovem numa participação no Ted Talks em 2016 no vídeo abaixo.

Madrasta chega a festa de aniversário da menina e dá uma prenda que deixa a família em choque

6 maneiras bastante eficazes de remover a placa bacteriana dos seus dentes naturalmente