Se há algo que nunca parece faltar em casas onde haja bebés, são toalhitas de bebé. Não há dúvida que, no geral, estas toalhitas dão muito jeito, mas a verdade é que existem riscos associados à utilização das mesmas.
Recentemente, um estudo conclui que estas toalhitas contêm um ingrediente capaz de provocar reações de irritação nas crianças.
A co-autora do estudo em questão, a Dra. Mary Wu Chang, fez uma experiência com as toalhitas em várias crianças e testemunhou seis tipos de reações distintas.
Devido à metilisotiazolinona, conservante químico presente na constituição das toalhitas de bebé, uma menina com apenas 1 ano sofreu de uma erupção cutânea bastante grave na zona das nádegas e da boca.
Assim que a mãe da menina deixou de utilizar as toalhitas, deixou de se verificar erupções.
A mesma situação aconteceu a outros pais que utilizam toalhitas, pois a metilisotiazolinona está presente em muitas marcas conhecidas e usadas mundialmente, como é o caso da Johnson&Johnson, a Cottonelle e a Huggies.
A dermatologista Ellen Frankel aconselha os pais a parar de usar toalhitas humedecidas para bebés, pois existem neles “muitos produtos químicos que podem irritar ainda mais a pele que muitas vezes já está irritada por fezes e urina”.
Para evitar esta situação, verifica sempre os ingredientes que constam no rótulo das toalhitas, e caso a metilisotiazolinona seja um deles, deixa de utilizar e não compres.
Em alternativa, podes usar um pano macio humedecido em água morna – o resultado vai ser igualmente eficaz mas o método é bem mais natural.
PARTILHA esta informação, é importante!