Ir ao consultório médico pode ser uma experiência bastante stressante para muitas pessoas. Pode até mesmo tratar-se de uma consulta ou exame físico de rotina, mas frequentemente o motivo para ir é porque temos algum problema de saúde.
Independentemente do motivo de consultar um médico, a esperança número 1 dos pacientes é que o médico faça tudo melhorar. Todos esperamos ouvir boas notícias após um exame físico, e ser informados sobre as opções de tratamento para quaisquer condições médicas.
Os pacientes costumam ter muitas perguntas para os médicos, e isso é bom. É importante dizer aos médicos quaisquer sintomas que tenha e qualquer coisa que o preocupe. Também é importante certificar-se de que você entendeu todas as etapas dos tratamentos recomendado ou a frequência com que deve marcar novas consultas.
A última coisa que um paciente deseja é que um médico o apresse e o faça sentir um fardo. Ninguém quer sair do consultório médico com perguntas sem resposta ou a sentir que não teve a chance de partilhar as suas preocupações. Isso pode fazer a pessoa sentir que o seu médico realmente não se importa com a sua saúde.
Uma boa atitude por parte dos médicos inclui fazer os pacientes sentirem-se à vontade, e parte disso passa por reservar um tempo para ouvir e explicar.
Se um médico parece estar com pressa, o paciente pode sentir que ele ou ela não está a ouvir, mas pode não ser o caso.
O Dr. Suneel Dhand, médico inglês, sabe que por vezes os pacientes sentem que o médico está com pressa. Na verdade, ele acredita que isso acontece todos os dias. Ele também acredita que os médicos nunca querem que os pacientes sintam que estão a ser negligenciados, então fez questão de partilhar uma pequena dica.
“Todas as pessoas têm uma história sobre médicos que as fazem entrar e sair da sala em apenas alguns minutos e não deixam tempo para perguntas importantes. Afinal, não estamos a falar sobre experimentar um novo casaco numa loja – as nossas conversas com os pacientes são sobre a sua saúde e bem-estar, então quero dar alguns conselhos a qualquer paciente que sinta que o seu médico possa estar a querer despachá-lo. Simplesmente diga com calma, respeito e cortesia: “Doutor, parece que você está com muita pressa hoje!”.
Parece uma coisa muito simples de se dizer, mas posso afirmar com segurança que a maioria dos médicos não gostaria de ouvir isso dos seus pacientes. Como médicos, somos profissionais naturalmente conscientes que querem sempre (pelo menos a maioria de nós) fazer um bom trabalho e ter uma boa imagem. Noutras palavras, a maioria dos médicos não quer que os seus pacientes os vejam como profissionais apressadas. Como resultado, posso garantir que a maioria dos médicos, ao ouvir isso, irá desacelerar conscientemente e dedicar-lhe mais tempo”, disse o Dr. Dhand.
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