Emocionante

O duro é quando tentamos ajudar e saímos como o mau da história

Uma das lições mais amargas que eventualmente aprendemos é que nem todos serão gratos, e pior, alguns ainda se aproveitarão da nossa solicitude, contra nós. Por mais que tentemos ajudar, por mais que aconselhemos, haverá sempre quem simplesmente se negue a sair do buraco em que está, optando por culpar todos à sua volta pelos problemas que o próprio causou.

Por vezes, quando uma pessoa de quem gostamos está a passar por alguma situação desagradável e tentamos ajudá-la de alguma forma, pode acontecer acabarmos por ser mal interpretados, e que nossas reais intenções sejam deturpadas. Então, teremos de lidar com a ingratidão e palavras injustas, precisamente de quem tentámos socorrer, quem tanto estimámos.

Na verdade, ninguém consegue ajudar uma pessoa que se nega ser ajudada. Deverá sempre partir de nós mesmos a iniciativa de sair daquilo que nos desagrada, de tudo o que nos faz mal. Só quando tivermos consciência de que muito do que nos acontece é consequência das nossas atitudes e do que escolhemos é que estaremos prontos a aceitar ajuda.

Por outro lado, quando culpamos quem está à nossa volta, quando vemos no universo o causador do nosso sofrimento, como se fôssemos meros piões nas mãos de terceiros, estamos a fugir à nossa quota parte de responsabilidade sobre a nossa própria vida. Assim, incapazes de assumir o que nos cabe, não conseguiremos aceitar, ouvir nem compreender o que vem de fora, de tão concentrados que estamos em nós mesmos.

Então, vemo-nos viciosamente enredados no jogo de culpas que a pessoa utiliza para se livrar do peso na consciência, atirando para cima de nós uma carga de responsabilidades que não são nossas. Ela fará de tudo para virar o jogo, fazendo com pareça que somos nós os causadores da sua infelicidade.

Ainda assim, não devemos negar ajuda às pessoas que se encontram em situações difíceis, só porque não gostaríamos de ser mal interpretados, pois os nossos princípios são mais fortes do que isso. Caso sejamos vítimas desse tipo de situação devemos ser pacientes e deixar que o tempo traga a verdade ao de cima e torne tudo claro.

Relativamente às pessoas ingratas, permanecerão enclausurados dentro da prisão que elas próprias são, enquanto não enfrentarem os próprios fantasmas.

PARTILHE!

Adaptado de: Resiliência Mag

Mais Populares

To Top

Possível adblock detectado

Se estiver a usar um Ad Block por favor desligue-o no nosso website. Os anúncios são essenciais para a manutenção deste website.

Refresh