Hoje vamos dar-lhe a conhecer Edna e Gabrielly, mãe e filha, que construíram uma casa própria utilizando garrafas de vidro que recolheram do lixo.
A dupla trabalhou arduamente durante 7 meses, cerca de 8 horas por dia, mas todo o esforço valeu a pena.
Edna e Gabrielly partiram de Curitiba há 2 anos, rumo a Praia do Sossego, na Ilha de Itamaracá, na região metropolitana de Recife.
Durante mais de 18 anos, Edna trabalhou numa cooperativa de materiais recicláveis, onde descobriu o potencial de reciclar garrafas de vidro.
Com a filha Gabrielly, conseguiu recolher mais de 5 mil garrafas de vidro das ruas, que usou na construção da casa, iniciada em maio passado.
Na altura, a dupla não tinha qualquer experiência de construção, mas juntas foram descobrindo como fazer cada parte do processo, e foram bem-sucedidas.
Primeiramente, procederam à limpeza das garrafas, e depois descobriram como fazer paredes com elas.
“Fizemos blocos de garrafas. Pegávamos em 4 a 6 garrafas, fazíamos o bloco e colávamos com argamassa, como tijolos. Passo a passo, fomos fazendo assim as paredes da nossa casa”, conta Edna.
A habitação está praticamente concluída, e Edna e Gabrielly já estão a viver lá. “Isto é o que eu chamo afrofuturismo, uma verdadeira visão de futuro”, disse Gabrielly.
Que inspiração, PARTILHE!