Era um dia como qualquer outro e Angela Shymanski, professora de natação, de Prince George (Canadá), dirigia-se para casa com os seus dois filhos, Peter e Lexi, no carro. Estes dois pequenos, Lexi de 5 anos e Peter recém-nascido, esgotavam-lhe toda a energia, o que levou a que Angela se sentisse sonolenta e se tenha prolongado por mais um pouco no piscar de olhos. Esta ação levou a que ela adormecesse ao volante por uns segundos, o suficiente para que o pior acontecesse. O carro, não tendo quem o guiasse, saiu da via rodoviária e caiu num desfiladeiro de 12 metros, chocando contra uma árvore que o faz parar.
Lexi, ao abrir os olhos, apercebeu-se que só tinha alguns arranhões ligeiros e que o seu irmão gritava sem parar. Olhou à volta e reparou que no sítio onde se encontravam, ninguém os conseguiria ver. Então, esta menina, de apenas 5 anos, decidiu fazer algo inacreditável. Ao conseguir sair do carro, escala descalça o desfiladeiro cheio de pedras. Ao chegar à estrada, ela decide acenar até que alguém pare para a ajudar.
Mais tarde a ajuda chega, bombeiros e paramédicos que precisaram de uma corda para conseguir tirar o carro desfiladeiro. Por fim, mãe e filho são levados para o hospital mais próximo de helicóptero. Todos conseguiram sobreviver. Peter teve apenas um inchaço pequeno na cabeça, Angela sofreu uma hemorragia interna e ficou com uma costela partida e Lexi apenas ficou com uns arranhões. Esta pequena menina mostrou ter muita coragem!
“É uma loucura”, comentou Angela, “Até então, ela mal conseguia abrir a sua cadeirinha sozinha. É inacreditável o que Lexi conseguiu e nós estamos eternamente agradecidos e orgulhosos dela”.
Com força de vontade e coragem tudo se consegue e isso é a maior lição que se pode tirar da pequena grande Lexi.