Recentemente, uma jovem pediu aos seus seguidores para verificarem as suas malas depois de ter encontrado um dispositivo AirTag que não lhe pertencia no fundo da sua mala.
Molly (@molly32320), utilizadora do TikTok, estava visivelmente perplexa, admitindo que não fazia ideia de há quanto tempo estava lá.
O AirTag da Apple é um pequeno dispositivo circular projetado para ajudar os utilizadores a rastrear objetos como chaves, bolsas e carteiras.
Ao enviar um sinal Bluetooth para dispositivos próximos na rede Find My, o AirTag enviará a sua localização para o iCloud, que aparecerá num mapa no aplicativo Find My.
Detalhando a experiência angustiante, Molly disse aos seguidores que estava à procura do seu vape na mala quando se deparou com o dispositivo desconhecido.
“Alguém sabe o que isto é? É tão pequeno. Eu literalmente só fui às compras nas lojas e voltei. Foi só isso. Não entendo. Quem diabos colocou isto aqui?”, questionou a jovem.
Depois de vários utilizadores lhe explicarem que as Apple AirTags são essencialmente rastreadores de localização, Molly publicou outro vídeo.
“Qualquer um pode saber onde estou agora. Eu nem sabia que isto acontecia. Estou realmente com medo agora”, disse.
Num vídeo recente, Molly deitou fora o dispositivo da Apple e alertou os utilizadores: “Meninas, se estiverem a ouvir ou isto já vos tiver acontecido antes, tomem cuidado. Se virem um desses AirTags numa mala, tenham cuidado”.
Danka Delek, especialista em privacidade digital da ProPrivacy, disse que fornece mais informações sobre os riscos potenciais das AirTags. “A AirTag permite um monitoramento de curto alcance altamente preciso num pacote muito leve e fácil de esconder a um custo relativamente baixo”, disse.
“Combinando isso com o facto de que eles só precisam de Bluetooth para se conectar a outros dispositivos Apple próximos significa que eles são muito eficazes em locais densamente povoados e moderadamente ricos”, acrescentou.
Se encontrar um AirTag desconhecido na sua mala e tiver o iOS 14.5, será notificado de que o dispositivo está próximo.
“Então, pode fazer scan ao dispositivo e seguir as etapas para interromper todo o rastreamento. Os utilizadores de Android também podem usar um aplicativo chamado Tracker Detect, que permite procurar uma AirTag nas proximidades”, explicou Delek.
Entretanto, a Apple contestou as alegações de que as AirTags podem ser usadas como rastreadores indesejados.
No seu site, a empresa afirma: “O AirTag foi projetado para evitar rastreamento indesejado. Se o AirTag de outra pessoa encontrar o caminho para as suas coisas, o seu iPhone perceberá que este está a viajar consigo e enviará um alerta. Depois de um tempo, se você ainda não o tiver encontrado, o AirTag começará a tocar um som para que você saiba que está lá. Trabalhamos ativamente com as autoridades em todas as solicitações relacionadas com o AirTag que recebemos. Com base no nosso conhecimento e discussões com as autoridades, os incidentes de abuso da AirTag são raros”.
Além disso, a Apple planeia tomar várias medidas adicionais este ano para evitar rastreamento indesejado, incluindo “pesquisa precisa, som de alerta, melhoria da lógica de alerta de spam e ajuste da sequência tons”. PARTILHE!