Inspiração

Idosa conclui faculdade aos 87 anos com tese escrita à mão

Esta é a história de Luísa Valencic Ficara, uma senhora que concluiu a faculdade aos 87 anos, depois de perder o marido e a irmã.

Luísa nasceu em Itália mas imigrou para o Brasil há mais de 40 anos, tendo passado pela América do Sul durante a Segunda Guerra Mundial.

Após morar em três países sul-americanos, decidiu mudar-se para Jundiaí, no interior de São Paulo, onde ficou até os dias de hoje.

Tendo ficado sem o marido e a irmã, Luísa quis voltar a estudar para ter algo com que ocupar a mente, e inscreveu-se no curso de nutrição do Centro Universitário Padre Anchieta.

“Não adiante ficar em casa, que começam as dores. As dores crónicas, as de saudade. Ter a casa vaia traz ao de cima tudo isso”, explicou a idosa.

No primeiro dia de aulas, Luísa estava muito nervosa porque sabia que ia estar rodeada de pessoas muito mais novas, mas conseguiu perder a timidez rapidamente e fez logo amigos.

Passados 6 anos, uma vez que precisou de repetir algumas disciplinas, conseguiu por fim acabar o curso.

Embora não tivesse nenhum familiar na cerimónia de entrega dos diplomas, Luísa não se deixou abalar. “Ganhei muitos abraços do mestre da cerimónia e da turma toda. Foi lindo”, lembra.

A maior dificuldade sentida pela idosa ao longo do curso foi com a informática, e por isso acabou por escrever a sua tese (TCC) toda à mão.

“A experiência de a orientar demonstrou que para educar é preciso aprender. Cada nova situação é uma nova aprendizagem e quem mais sai a ganhar, na minha perspetiva, é o educador que se abre para entender o seu educando”, disse Valéria Campos, orientadora do projeto de Luísa.

Apesar de tudo o que já conseguiu, a idosa não faz ideias de parar de estudar, e já se matriculou em aulas de alemão, inglês e francês, e planeia tirar uma pós-graduação.

“Eu sei que vai chegar a hora de parar, mas enquanto não eu vou em frente. Muita gente com a minha idade passa a maior parte do tempo a dormir”, concluiu Luísa.

Uma verdadeira inspiração, PARTILHE!

Mais Populares

To Top

Possível adblock detectado

Se estiver a usar um Ad Block por favor desligue-o no nosso website. Os anúncios são essenciais para a manutenção deste website.

Refresh