Todos nós temos problemas – até mesmo as pessoas aparentemente mais sortudas. É algo absolutamente natural.
Também é natural partilhar e desabafar sobre os nossos problemas com as pessoas à nossa volta, para obter algum consolo e aliviar a tensão. Porém, se convivermos demasiado com pessoas que só sabem reclamar, as nossas energias acabam por esgotar-se.
Devemos mostrar-nos preocupados com as pessoas que nos rodeiam, mas também precisamos de pensar em nós próprios e em como a convivência constante com a negatividade pode afetar-nos.
Contudo, estabelecer limites não é fácil. Não queremos que as pessoas que amamos pensem que somos egoístas ou insensíveis. Portanto, para evitar os conflitos, é importante ser capaz de identificar as situações tóxicas, compreender como estas podem influenciar as nossas vidas e lidar com elas de forma sensata.
Frequentemente, as pessoas que estão constantemente a lamentar-se e a queixar-se têm tendência para se verem a elas mesmas como vítimas da situação, e não tomam uma atitude para mudar as suas vidas.
Nós sentimo-nos tristes pelas adversidades dessas pessoas e procuramos maneiras de ajudá-las a superar as suas dificuldades, mas com o tempo percebemos que o problema não está no resto do mundo, mas sim na própria pessoa e em como ela resolve agir perante a vida.
As pessoas viciadas em reclamar têm a capacidade de criar sentimentos de pena em nós, e muitas vezes, inconscientemente, começamos a percecionar os problemas dessas pessoas como nossos.
Para além de nos sugar uma grande quantidade de energia, isso muda a nossa atitude, e a nossa felicidade e realização pode começar a depender de como os nossos amigos e familiares se estão a sair na vida.
Então, sentimentos como frustração, culpa e tristeza começam a ser constantes na nossa vida, quando não o eram, o que resulta em alterações hormonais no cérebro. Aqui ficam algumas das consequências negativas disso:
- Desequilíbrio emocional
- Dificuldades na resolução dos problemas
- Deterioração da concentração
- Pensamentos negativos
As pessoas que reclamam muito não sabem lidar com as fases difíceis da vida e vivem num estado constante de frustração e culpa, usando as suas energias para se queixarem, em vez de procurar solucionar os seus
Se perceber que as suas tentativas de ajudar são em vão, o melhor a fazer é afastar-se e concentrar-se no seu próprio sucesso. Não se deixe ser consumido pela espiral de negativismo.
De seguida, deixamos 4 comportamentos que nos ajudam a afastar das pessoas que se estão sempre a queixar:
-
Mantenha uma distância saudável
Quando perceber que essas pessoas estão a tentar manipulá-lo ao fazerem-se de vítima, escolha manter uma distância saudável para não ceder aos seus comportamentos tóxicos. Se se recusar a ouvir suas queixas constantes, elas perceberão que você não está disposto a receber as suas energias negativas.
-
Seja hones a pessoa sobre a sua situação
Algumas pessoas só aprendem as suas lições através da sinceridade. Então, se você chegou ao seu limite, seja honesto em relação à atitude da outra pessoa e diga-lhe que ela tem total responsabilidade sobre a sua vida e a sua situação atual. Tente não absorver as questões pessoais dessa pessoa para si mesmo. Todos somos responsáveis pelas nossas próprias vidas.
-
Não demonstre “fraqueza”
Na maior parte das vezes, vai estar a lidar com um manipulador. Então, é fundamental manter-se sério e firme na sua posição. Provavelmente sentirá empatia pela pessoa, mas mantenha o controlo e transfira para ela a responsabilidade sobre a própria vida.
-
Defina limites
Você tem direito ao seu espaço pessoal. É você quem define até onde as outras pessoas vão com as suas reclamações. Estabeleça limites e não permita que a sua compaixão o faça perder o controlo. Se for necessário, coloque um ponto final na situação. Afinal, a responsabilidade de cuidar e proteger a sua saúde emocional e mental é apenas sua.
PARTILHE!
