Curiosidades

Em escolas da Dinamarca, empatia é matéria curricular

Desde 1993, na Dinamarca, o sistema educacional tem aulas obrigatórias que ensinam valores como a empatia aos estudantes.

Lá, acreditam que a aprendizagem e prática de empatia vai ajudar os alunos a construir as suas relações, a evitar o assédio moral e serem bem-sucedidos futuramente.

Todas as semanas, os alunos dos 6 aos 16 anos têm uma hora que dedicam a conversar sobre os seus problemas, pessoais ou escolares. Depois, os colegas e o professor debatem formas de resolver esses dilemas, o que estimula a compreensão e respeito mútuos.

Nessa aula, chamada “Klassens Tic”, os estudantes têm a oportunidade de ser ouvidos e sentir-se validados e apoiados.

Segundo um estudo, de Sandahl e Alexander, os dinamarqueses transmitem o valor da empatia através do trabalho de equipa.

Em vez de quererem que cada aluno se foque em ser o melhor da turma, incentivam-nos a desenvolver e aprimorar as suas habilidades. Para evitar ambientes negativos, de grande competitividade, nas escolas da Dinamarca não são atribuídos troféus, títulos ou prémios.

A educação é o segredo da felicidade, e o sistema dinamarquês é um ótimo exemplo a seguir.

Mais Populares

To Top

Possível adblock detectado

Se estiver a usar um Ad Block por favor desligue-o no nosso website. Os anúncios são essenciais para a manutenção deste website.

Refresh