Curiosidades

Azeitona branca volta a Itália após mais de 3000 anos

A azeitona branca, que chega a ser mencionada na Bíblia, foi em tempos usada para criar óleo para ungir e acender lâmpadas.

Esta antiga azeitona existia há mais de 3000 anos, e agora foi de novo cultivada em Tuscia, uma província de Viterbo, na Itália, graças a um amante de culturas antigas chamado Alessio Grandicelli.

A azeitona branca da ilha de Kasos, na Grécia, também conhecida como Leucokasos, é muito antiga e costumava ser cultivada nos jardins de templos e outros lugares sagrados. Na verdade, era utilizada para fazer óleos de cor muito clara usados em rituais religiosos, mas também lanternas, pois não fazia fumo.

Antigamente, o óleo desta azeitona servia para ungir pessoas consideradas importantes e prestigiadas na sociedade, como imperadores, sacerdotes e bispos.

Alessio Grandicelli conseguiu, com sucesso, cultivar novamente a velha azeitona branca em Civita Castellana.

Na verdade, o azeite branco não é muito valioso, até porque para consumo alimentar, a sua qualidade é muito reduzida comparativamente à do azeite extra virgem, e talvez por isso mesmo o seu cultivo se tenha acabado por perder ao longo dos séculos.

Ainda assim, é bom saber que está de volta, até pela diversidade que traz para a biodiversidade alimentar e do meio ambiente.

Mais Populares

To Top

Possível adblock detectado

Se estiver a usar um Ad Block por favor desligue-o no nosso website. Os anúncios são essenciais para a manutenção deste website.

Refresh