Este casal de idosos nunca imaginou o dia em que enfrentaria o despejo da sua própria casa na Califórnia, nem que tal provação pudesse ser obra do seu amado neto.
Helen e Hank Kawecki, de 87 e 88 anos, tiveram de empacotar mais de 56 anos de coisas que acumularam em preparação para o despejo de segunda-feira.
Eles afirmam que nada disso teria acontecido se não fosse pelo seu neto, que acusam de os ter enganado para vender a casa em Thousand Oaks.
“Eu não achava que o meu neto fosse capaz de fazer-nos isto. Ele seria a última pessoa”, disse Helen Kawecki.
O casal Kawecki tinha pensado em pedir um empréstimo ao banco há 2 anos, quando o neto sugeriu que fizessem isso em seu nome, dizendo-lhes que por serem aposentados, teriam mais dificuldade em conseguir um empréstimo.
Confiando nele, assinaram os documentos que ele lhes apresentou – mas acabaram por passar a casa para nome dele.
“Nós realmente não lemos os papéis”, disse Helen Kawecki, assumindo que os documentos continham o que o seu neto tinha alegado.
Então, depois de eles pedirem um empréstimo de aproximadamente US $ 470.000, o neto convenceu-os que economizariam dinheiro se ele mantivesse o dinheiro na sua conta e lhes desse quantias mensais.
Posteriormente, disse aos avós que os agentes do banco iam passar por lá para avaliar a casa, quando os agentes imobiliários estavam, na realidade, a mostrar a sua propriedade a potenciais compradores.
O vizinho do casal, Emerson, disse que percebeu que algo estava errado quando um casal chegou à sua porta da frente e se apresentou como sendo os seus novos vizinhos.
Apesar de ter entrado com uma ação contra o neto imediatamente após perceberem o que havia acontecido, o advogado dos idosos, Ed Elrod, explicou que, mesmo que eles vencessem o caso, a resolução não chegaria até depois de serem despejados.
Além disso, os Kawecki gastaram o resto do seu dinheiro em honorários de advogados. Por enquanto, o casal está a passar pelo processo devastador com a ajuda da sua comunidade.
Emerson disse que ele e a sua esposa ficaram mais do que felizes em deixar o casal ficar no seu quarto de hóspedes, e muitas pessoas ofereceram-se para os ajudar a mudar os seus pertences.
Porém, Helen permaneceu perturbada durante todo o evento. “Ela não comia nem bebia”, reparou a vizinha, acrescentando que Helen já teve de ir várias vezes ao serviço de urgência nos últimos meses.
Até mesmo o advogado deles está preocupado com a saúde dela: “Estou muito preocupado com o bem-estar dela. A Helen está muito triste, porque se trata de alguém que eles amavam e confiavam muito”.
O casal disse não ter falado com o neto, a quem chamavam de “tesouro”, desde o incidente. A investigação está em andamento, segundo o promotor do condado de Ventura, embora o neto não esteja a enfrentar nenhuma acusação criminal.