Emocionante

Graças aos seus antigos conhecimentos, este homem transformou o deserto numa floresta com plantas e animais

Esta é a história de Yacouba Sawadogo, um agricultor do Burkina Faso, que se tornou um símbolo de esperança e é uma grande inspiração para muitas pessoas.

Depois de uma seca terrível que atingiu a sua área na década de 80, Sawadogo resolveu agir para regenerar a terra e fazer com que esta voltasse a ser fértil.

Aliando as técnicas indígenas tradicionais a alguma modernidade, conseguiu mesmo limitar os danos da desertificação!

O agricultor apostou nas flores zai, que conservam a água durante a estação da chuva e geram compostos, e encheu 40 hectares de terra estéril com resíduos biodegradáveis e esterco. Desta forma, restaurou literalmente a nutrição do solo!

O novo material orgânico atraiu isópteras, que então cavaram uma rede de túneis que possibilitaram mante a terra húmida, e assim as plantas desenvolveram-se.

Esta regeneração natural fez com que crescessem árvores cheias de vida em zonas já desertas. Com as árvores, voltou a comida, e também a fauna da floresta.

A genialidade, determinação e boa vontade de Sawadogo em recuperar os hectares estéreis de terra e devolver a esperança à população local valeram-lhe o Nobel Alternativo Right Livelihood Award.

PARTILHE!

Mais Populares

To Top

Possível adblock detectado

Se estiver a usar um Ad Block por favor desligue-o no nosso website. Os anúncios são essenciais para a manutenção deste website.

Refresh