Curiosidades

Estudo revela que homens podem desencadear a depressão nas suas companheiras

Dados de 2017 revelam que 11,5 milhões de brasileiros sofrem de depressão, sendo que as mulheres têm mais 150% de incidência da desta doença do que os homens.

Todos os casos são diferentes e desencadeados por razões específicas, mas os cientistas descobriram que nas mulheres a depressão baseia-se muitas vezes em problemas idênticos.

Segundo os investigadores, a grande diferença de incidência de depressão entre homens e mulheres pode ser explicada através da mente e comportamento feminino.

Naturalmente, todas as mulheres são únicas e por isso reagem de forma diferente às coisas, mas os investigadores da Universidade de Pádua descobriram que a depressão resulta nos mesmos padrões comportamentais.

Grande parte das mulheres pensa nas conversas e acontecimentos por muito mais tempo que os homens, e como tem dificuldade e dizer que não, acabam por acumular muitas tarefas e stress.

Embora tenham muito valor, frequentemente as mulheres negligenciam-se a elas mesmas, e mesmo apercebendo-se que estão a ficar esgotadas, continuam a lutar e a dar de si.

Entretanto, ignoram os alertas dados pelo corpo, como dores de cabeça e costas ou falta de sono.

Podia concluir-se que as mulheres se impõem esse próprio stress, mas os investigadores negam prontamente isso com uma ligação entre os relacionamentos e a depressão.

Ver esta publicação no Instagram

FRIDAY #goodmorning #party #weekend #yas #selfie #gay

Uma publicação partilhada por Gage Gale (@itzmegagey) a

Aparentemente, as mulheres solteiras não só são mais felizes, como também mais saudáveis, enquanto as que estão comprometidas ou casadas têm mais probabilidade de sofrer de depressão.

Os cientistas justificam isso com o comportamento dos homens no seu ambiente, pois eles aceitam de bom grado a natureza feminina de sacrifício pelo outro, sem perceber o que isso implica.

Esta conclusão foi fortalecida pela análise das separações, pois muitas mulheres começaram a sentir-se melhor à medida que o tempo passava, e os homens ficaram piores com o tempo. Porquê? Para além de terem perdido a companheira, ainda tiveram de assumir toda a responsabilidade pela sua vida e foram forçados a organizar-se. Já as mulheres sentiram-se livres, pois não precisavam mais de cuidar de outra pessoa.

O estudo concluiu que muitas mulheres deviam separar-se dos companheiros para se sentirem felizes de novo, mas a depressão é demasiado complexa para ser tratada assim. Os homens podem desencadear os problemas da saúde mental das companheiras, mas não são a raiz dos mesmos.

Então, os psicólogos da Universidade de Pádua deixam um conselho às mulheres: tenham relacionamentos com mais transparência, conversas sem rodeios e distribuição de tarefas igualitária.

Ao que parece, ainda há alguns homens que têm de aprender a importância de ajudar a companheira sem que esta lhes peça. Quanto às mulheres, devem também aprender a delegar tarefas sem tanta dificuldade, pois pedir ajuda quando se tem demasiado trabalho não significa fraqueza.

PARTILHE!

Mais Populares

To Top

Possível adblock detectado

Se estiver a usar um Ad Block por favor desligue-o no nosso website. Os anúncios são essenciais para a manutenção deste website.

Refresh