in

Dentista trata dentes de pessoas pobres gratuitamente

A saúde da nossa boca é muito importante para a nossa saúde em geral, mas infelizmente muitas pessoas não têm possibilidades financeiras para cuidar dos seus dentes.

De acordo com as estimativas do Conselho Federal de Odontologia, só no Brasil há aproximadamente 20 milhões de pessoas que nunca foram ao dentista, sendo o dinheiro a principal razão.

Então, o dentista Felipe Rossi, de 38 anos, resolveu criar a ONG Por1sorriso, que oferece tratamento dentário a populações desfavorecidas, dentro e fora do Brasil.

A equipa Por1sorriso conta com 19 profissionais, e tem dado novos sorrisos e esperança a milhares de pessoas, que não tinham alternativa para cuidar da sua saúde bocal.

“O objetivo é fazer atendimento ao nível de consultório odontológico em comunidades que não têm acesso a esse serviço”, explicou Felipe Rossi.

A equipa vai para lá das fronteiras nacionais, prestando serviços dentários gratuitos em alguns países africanos, como o Quénia e Moçambique.

Embora o banco de dados da organização tenha mais de 4.000 voluntários registados, isso não se traduz na realidade.

“Existem custos com os quais as pessoas têm de arcar, e por isso muitas pessoas acabam por desistir da ação. É sempre muito difícil aumentar a equipa”, admitiu Felipe.

A Por1sorriso não se limita a distribuir escovas e pastas de dentes, fazendo mesmo questão de oferecer um serviço completo, com exames para detetar todos os problemas de cada paciente, assim como os tratamentos necessários. A prioridade é dada às pessoas com dores e necessidade de dentaduras.

“Fazemos tudo: desvitalizações, restaurações, dentaduras, entre muitos outros serviços”, esclarece Felipe.

A maior parte do financiamento da organização provém de duas empresas pertencentes a amigos pessoais de Felipe, e recentemente da Colgate. É possível doar diretamente através do site da Por1sorriso, escolhendo uma quantia mensal que varia entre R$10 e R$200, ou fazendo um depósito de qualquer valor.

De seguida, deixamos algumas imagens de casos incríveis de pessoas que foram ajudadas com sucesso pela organização fundada por Felipe Rossi, de forma totalmente gratuita.

21 fotos que mostram o porquê de as mulheres terem medo de deixar os filhos sozinhos com os pais

Mãe esquece o filho no aeroporto e só dá conta durante o voo: o piloto é obrigado a voltar