in

Irmãs doam rins a desconhecidos para honrar o pai que morreu de falência hepática

Depois de o seu pai falecer, com necessidade de um transplante renal, estas duas jovens decidiram proceder à remoção dos seus rins para doar a desconhecidos, para que duas famílias não tivessem de passar pelo que a delas passou.

Hannah e Bethany Goralski, de 24 e 25 anos respetivamente, só queriam duas coisas: ajudar estranhos que precisavam de um dador de órgãos e deixar o seu pai orgulhoso.

O pai delas, Mark Goralski, faleceu em setembro de 2018 após a sua batalha contra a doença de Crohn e a insuficiência renal. Embora ele já tivesse sido submetido a um transplante em 2011, Bethany estava preparada para doar um rim ao pai, mas na altura, os médicos disseram que ele não estava saudável o suficiente para um transplante.

“Só queremos garantir que menos duas famílias passem pelo que passámos”, disse Bethany. “O meu pai estava sempre a doar o que podia, sempre a ajudar os outros, e eu pensei que era uma ótima maneira de homenageá-lo”, acrescentou Hannah.

As irmãs retiraram um rim cada uma em março, com apenas 24 horas de intervalo. Hannah ligou para o Northwestern Memorial Hospital para agendar uma cirurgia um mês após a morte do pai.

“Conhecendo muitas pessoas que foram afetadas pelo transplante de órgãos, sentir-me-ia egoísta se mantivesse os meus dois rins”, disse Hannah.

As irmãs estão agora a incentivar outros jovens como elas a pesquisar sobre doação de órgãos. “Eu diria para eles fazerem isto, não me arrependo nem um pouco”, disse Bethany, embora reconheça que há riscos envolvidos na realização do procedimento.

“Pensei: porquê esperar, se alguém estiver a morrer agora e eu puder ajudar?”, explicou Hannah.

O que estas duas irmãs fizeram foi completamente altruísta, e certamente o pai delas, onde quer que esteja, está muito orgulhoso delas por terem tanta coragem.

Bebé com HIV é adotada por casal gay após ser rejeitada por 10 famílias

Todos os dias esta mulher espera pelo metro para ouvir a voz do marido que já morreu