Curiosidades

Beber uns copos ajuda-te a falar outros idiomas com mais fluência

Segundo um novo estudo, publicado no Journal of Psychopharmacology, conduzido por investigadores da Universidade de Liverpool, na Inglaterra, a capacidade de falar outras línguas melhora depois da ingestão de uma dose baixa de álcool.

Já se sabe que o consumo de álcool afeta as funções cognitivas e motoras. Entre essas funções, encontram-se a capacidade de lembrar, prestar atenção e inibir comportamentos inadequados, particularmente sensíveis aos efeitos do álcool.

Como estas “funções executivas” são importantes quando falamos uma segunda língua (não nativa), o consumo excessivo de álcool pode impedir que consigamos comunicar corretamente. Porém, como o álcool aumenta a autoconfiança e reduz a ansiedade social, o efeito pode ser diferente.

Muito acham que qualquer atividade social corre melhor após a ingestão de álcool, e para testar essa ideia popularmente aceite mas sem base científica, os investigadores analisaram um grupo de 50 alemães que aprenderam recentemente a falar, ler e escrever em holandês.

Alguns receberam uma bebida com um pouco de álcool (em quantidades variadas, consoante o peso da pessoa) e outros não. Posteriormente, os participantes tiveram de conversar em holandês com holandeses que não sabiam quem tinha bebido e quem não tinha. No fim da atividade, tiveram de avaliar o desempenho dos participantes de acordo com uma série de categorias.

Os resultados revelaram que a maior pontuação foi dada na categoria da pronúncia. “O nosso estudo mostra que o consumo de álcool tem efeitos positivos entre aqueles que aprenderam recentemente esta nova língua, então evidentemente apoia a ideia que ajuda a falar outro idioma mais fluentemente”, explicou o Dr. Inge Kersbergen.

“É importante frisar que os participantes deste estudo consumiram uma baixa dose de álcool. Níveis mais altos de consumo podem não ter efeitos benéficos, até pelo contrário”, acrescentou o Dr. Fritz Renner.

Apesar destas primeiras conclusões, é importante que os investigadores analisem pormenorizadamente os fatores que influenciaram o resultado.

PARTILHE!

Mais Populares

To Top

Possível adblock detectado

Se estiver a usar um Ad Block por favor desligue-o no nosso website. Os anúncios são essenciais para a manutenção deste website.

Refresh