Um homem residente em Redondo Beach, uma cidade localizada na região metropolitana de Los Angeles, possui uma relação especial com uma árvore do tipo aroeira no seu terreno.
Contudo, certo dia a prefeitura local resolveu derrubá-la, deixando-o revoltado e com o desejo de se vingar criativamente.
Quando achou oportuno, o homem publicou a carta que se segue:
“Olá, eu sou arborista. Isso significa que eu me dedico profissionalmente à criação, cuidado e estudo das árvores. Eu amo árvores. Para mim, elas estão entre as coisas mais lindas, altas e antigas do nosso planeta.
Hoje, eu vou-lhes contar uma história sobre morte, nova vida e vingança. Há três anos, a prefeitura de Redondo Beach ordenou que a minha árvore de 30 anos, a Clyde, fosse cortada.
As suas raízes tinham começado a sair pelo pavimento da calçada em frente à minha porta. A administração da cidade percebeu isso e ordenou a morte da minha árvore. Eles também me fizeram pagar pela remoção da árvore e pelos danos à calçada.
Eu amava a Clyde. Estou a ficar cada vez mais velho, e por isso é importante para mim plantar algo que ainda viverá muito tempo, ainda depois da minha morte. Eu cuidei bem dela. Eu reguei-a, apoiei-a quando ainda era um arbusto, e vi-a crescer.
Apenas no momento em que Clyde se tornou uma planta forte e saudável, expandindo as suas raízes, levando a vida nas suas próprias mãos, o prefeito chegou e arruinou o meu filho magnífico.
Prefeito Steve Aspel, você assassinou o meu filho.
Você pagará por isso. Há dois anos e sete meses, eu plantei secretamente, em diferentes parques, jardins e propriedades públicas da cidade, mais de 45 sequoias sempervirens e 82 sequoias-gigantes.
Até agora, os seus sistemas radiculares têm em média 9 metros e estão bem fixos no solo. Talvez você tenha reparado nas árvores a crescer em frente à câmara municipal ou nas novas no seu jardim. São sequoias-gigantes e o seu crescimento acelerará nos próximos meses.
Você matou Clyde, mas eu substituí-a por outros mais de 100 gigantes vivos. E elas ficarão gigantes. Em poucos anos, elas chegarão a uma altura de 30 a 60 metros e viverão mais de 2500 anos. Isso é mais tempo do que o nascimento de Cristo até hoje. E para cortar cada uma, você precisará de gastar, convertido em reais, mais de R$ 4800. Eu vou-te deixar com essa conta da mesma forma que você fez comigo há 3 anos atrás.
Tenha um bom dia! Que a sua cidade seja dominada por árvores. Que Clyde descanse em paz.”
PARTILHE!
