Curiosidades

Adeus mamografia: novo exame de sangue permite detetar o cancro da mama

Recentemente, vários investigadores da Universidade Johns Hopkins, nos EUA, e do Instituto Walter e Eliza Hall, na Austrália, desenvolveram um exame de sangue capaz de detetar a presença de oito tipo de cancro diferentes, entre eles o da mama.

Chamado CancerSEEK, este exame consegue detetar pequenas quantidades de ADN alterado e proteínas libertadas de células cancerígenas no sangue.

Este teste trata-se de uma espécie de biópsia líquida, mas muito menos invasivo que uma biópsia, que pode ser feito em simultâneo com um exame de sangue de rotina. Uma agulha é inserida num tumor sólido para confirmar o diagnóstico de cancro.

O teste é adequado para mulheres de qualquer idade, mas mais próprio para as mulheres com menos de 50 anos e com historial de cancro da mama na família.

“O exame de sangue desenvolvido pela nossa equipa de investigadores oferece uma nova e revolucionária oportunidade para detetar o cancro da mama de forma rápida e não invasiva usando biomarcadores no sangue”, disse o diretor médico Christof do Hospital Universitário Feminino.

Este novo procedimento é indolor e não requer exposição à radiação, garante a professora Sarah Schott, chefe da secção de Ginecologia Translacional e da secção de Cancro Familiar do Hospital Universitário Feminino.

Através deste teste, é possível detetar cancros metastáticos e em estágios iniciais, monitorizar o desenvolvimento dos mesmos e assim melhorar a resposta ao tratamento.

O Heidelberg University Hospital criou uma empresa spin-off, chamada HeiScreen, com o objetivo de trabalhar na comercialização do teste, que de momento se encontra sob revisão para a certificação CE.

Esperamos que chegue ao mercado rapidamente e ajude muitas pessoas.

PARTILHE!

Mais Populares

To Top

Possível adblock detectado

Se estiver a usar um Ad Block por favor desligue-o no nosso website. Os anúncios são essenciais para a manutenção deste website.

Refresh