Curiosidades

A pessoa que és quando bebes demais é o teu verdadeiro “eu”, diz a ciência

Já todos nós fomos a uma festa e acabámos por beber demasiado. Alguns acabam por fazer coisas mais embaraçosas e colocam as culpas no álcool.

Segundo um estudo realizado pela Ciência Psicológica Clínica nos EUA, a forma como agimos quando estamos alcoolizados não é assim tão diferente de quando estamos sóbrios. No fundo, continuamos a ser nós, logo não devemos culpar a bebida por aquilo que fazemos de que não nos orgulhamos.

De acordo com a investigação da Universidade de Missouri com a Universidade de Purdue, com o objetivo de perceber se ocorrem alterações muito radicais na personalidade, os investigadores contaram com 156 participantes.

Então, foram colocadas questões aos participantes sóbrios, e novamente quando ficaram alcoolizadas. As respostas não variaram muito em comparação com as que tinham dado antes de beber, logo a conclusão foi que embora estivessem mais desinibidos, não se observava nenhuma mudança radical na sua personalidade.

“Os participantes relataram ter diferenças em todos os fatores de modelo de personalidade, mas a extroversão foi o único fator fortemente percebido entre os participantes sobre as condições de alcoolismo e sobriedade”, disse Rachel Winograd, cientista da Universidade do Missouri.

Os investigadores afirmam que o que nos transforma é o efeito placebo, isto é, se tivermos em mente que algo vai ter um determinado impacto no nosso organismo, é provável que isso aconteça.

Naturalmente, falamos de pessoas que, embora alcoolizadas, ainda conservam algum grau de consciência.

PARTILHE!

Mais Populares

To Top

Possível adblock detectado

Se estiver a usar um Ad Block por favor desligue-o no nosso website. Os anúncios são essenciais para a manutenção deste website.

Refresh