in

9 conselhos de milionários que todos precisamos de ouvir

Ao contrário do que se pensa, ser milionário não é algo tão inatingível. Segundo as estatísticas, mais de metade das pessoas com dinheiro alcançou-o por mérito próprio, com esforço, aprendendo a economizar e a investir.

Por isso, podemos aprender bastante com essas pessoas, que têm conselhos úteis a dar a todos aqueles que queiram ter sucesso na vida.

Aqui ficam 9 dicas preciosas:

  1. A regra 50/30/20

Esta é a melhor forma de gerir um orçamento:

  • 50% do dinheiro que entra deve ser gasto nos essenciais, como a renda da casa, transporte, alimentação, água, luz e internet;
  • 30% pode ser gasto em entretenimento, compras, hobbies e outras coisas de lazer que o satisfaçam;
  • 20% deve ir diretamente para o banco.

“Ponha as suas economias em contas seguras, sagradas e intocáveis. Nunca recorra a elas”, aconselha Grant Cardone, milionário self-made.

  1. Compre em promoção e em grandes quantidades

Aproveite em grande as promoções de produtos que sabe que realmente consome. Não compre coisas só por estarem em desconto, se depois não lhes der utilização, porque isso acaba por ser apenas um desperdício de dinheiro e recursos.

“É difícil lucrar com investimentos regulares. Sempre é melhor comprar dois anos de pasta de dentes com um desconto de 50% que ir ao supermercado e levar produtos por unidade. Existe uma forma de fazer com que o dinheiro volte imediatamente, é colocá-lo no bolso ou na carteira”, diz Mark Cuban, empreendedor americano e dono da equipa de basquetebol Dalas Mavericks.

  1. Não use cartões de crédito

Ao ter um cartão de crédito na carteira, está muito mais suscetível a ceder a tentações e gastar dinheiro, muitas vezes em coisas para as quais não se tem posses.

“Os cartões de crédito são o pior investimento que se pode fazer. Acabei por me dar conta que o dinheiro que economizei com juros, não tendo nenhuma dívida, é melhor do que qualquer lucro que possa ter investido no mercado de ações. Pensei que era um génio, até que percebi que não era. Devia ter pago os meus cartões a cada 30 dias”, conta Mark Cuban.

  1. Tente comprar diretamente de fabricantes

Antes de adquirir algo numa loja, pense se é possível obter o produto diretamente do fabricante, encomendando-o por um preço mais baixo.

“Estávamos a comprar produtos orgânicos, e os preços estavam exorbitantes. Então, pensei: onde é que esta loja compra a sua comida? Fizemos uma pesquisa, ligámos para o fabricante e descobrimos os critérios que usam para encomendas. Preço mínimo de 250 dólares. Então, começámos a juntar os pedidos de amigos e organizámo-nos para encomendar as caixas de alimentos que são entregues em casa”, conta Jerrod Sessier, fundador e CEO da HomeTask.

  1. Não gastar dinheiro é o mesmo que ganhar

Quanto menos dinheiro gastar, mais dinheiro terá. Parece óbvio, mas nem toda a gente interioriza bem isso. Consuma de forma racional, e se identificar um problema de compulsão por compras, questione-se sempre antes de adquirir coisas novas: “preciso mesmo disto?”, “o que acontecerá se eu não comprar?”.

“As pessoas surpreendem-se sempre porque eu não tenho um armário cheio de fatos. Compro três a cada 5 ou mais anos. Tenho apenas 10 ao todo. É tudo o que preciso”, diz T. Boone Pickens, multimilionário petroleiro.

  1. Viva de acordo com as suas possibilidades

Muitas pessoas têm tendência para viver acima das suas possibilidades, criando assim uma ilusão. A única maneira de aumentar o rendimento é viver de acordo com o nosso orçamento, sem grande preocupação pelas aparências.

“Eu não comprei o meu primeiro relógio ou automóvel de luxo até que os meus negócios e investimentos produzissem fluxos múltiplos e seguros de orçamento. Continuei a conduzir o meu Toyota Camry quando me tornei milionário. Seja conhecido pela sua ética no trabalho, não pelas quinquilharias adquiridas”, diz Grand Cardone.

  1. Faça o dinheiro trabalhar por si

A maior parte das pessoas que nunca enriquecem ou não se esforçam ou esforçam-se demasiado, trabalhando arduamente por cada cêntimo. Mas tempo é dinheiro, portanto ter uma renda passiva é importante.

“É possível economizar um milhão de dólares? Sim, mas é preciso ser realmente disciplinado e também correr alguns riscos. Parte do risco é, talvez, colocar dinheiro num fundo de baixo custo”, conta Mark Cuban.

  1. Rodeie-se de pessoas bem-sucedidas

As pessoas com quem nos damos influenciam a nossa vida e a nossa forma de pensar e agir, logo se nos rodearmos de pessoas inspiradoras, positivas, talentosas e com visão, será mais fácil sermos criativos e bem-sucedidos.

“Na maioria dos casos, o seu património líquido reflete o nível dos seus amigos mais próximos. A exposição a pessoas que têm mais sucesso pode ampliar o seu pensamento e expandir o seu rendimento. A verdade é que os milionários pensam de forma diferente das pessoas de classe média no que toca a dinheiro. Há muito a ganhar estando perto deles”, diz Steve Siebold, multimilionário autodidata e autor de “Como As Pessoas Ricas Pensam”.

  1. O dinheiro não é tudo

O dinheiro é importante, não há dúvida. Com ele podemos, por exemplo, comprar uma casa. Mas não podemos comprar uma família para viver nela. Podemos ter mais posses, mas o dinheiro não compra amigos, nem apoio ou felicidade verdadeiros. É preciso ter essa noção para não cair em deslumbramentos.

“O dinheiro não é tudo, e não vale a pena sacrificar a sua saúde, família, amigos ou outras experiências para consegui-lo. Perdi pessoas e forcei outras relações porque passei muito tempo a ficar até mais tarde no escritório. Ainda que realmente creia que ter dinheiro é libertador, é apenas uma ferramenta para possíveis experiências na vida e algum conforto”, diz Grant Sabatier, empreendedor.

Agora que já tem as bases mais importantes, comece a praticar estes hábitos financeiros saudáveis, e vai ver que alcançará os seus objetivos muito mais rapidamente do que pensava.

PARTILHE!

Jovem de 16 anos conduz através de parede de celeiro em chamas para salvar a vida de 14 cavalos que estavam presos

Lojas da ZARA vão ter sala de espera para os homens com cerveja grátis