Emocionante

7 atitudes dos adultos que fazem com que as crianças não se sintam amadas

É impossível estarmos sempre no nosso melhor e filtrarmos absolutamente tudo aquilo que dizemos ou fazemos, mas é importante fazermos um exercício de reflexão e percebermos como nos podemos melhorar, principalmente quando somos pais.

As crianças são como esponjas, que absorvem todos os comportamentos à sua volta, por isso é preciso ter cuidado com a forma como nos comportamos junto delas.

Certas atitudes, ou falta de, podem fazer com que as crianças se sintam rejeitadas, o que terá um impacto muito negativo na sua autoestima e relações.

De seguida, deixamos 7 atitudes que muitos adultos têm que contribuem para que as crianças não sintam que são amadas:

  • Não olhar nos olhos

A linguagem corporal é tão importante como a verbal, e olhar nos olhos das crianças ajuda a mostrar que estamos a prestar-lhes atenção e as respeitamos.

  • Não manter contacto físico

Aqui entra novamente a importância da linguagem não verbal – todos os humanos têm necessidade de contacto físico com as pessoas que ama, algo que ajuda a fortalecer a relação. Respeite sempre o espaço do seu filho e a distância que o mesmo possa querer, mas quando sentir abertura para tal não se iniba de o abraçar, beijar e dar colo.

  • Interromper a fala da criança

Não devemos interromper ninguém, e as crianças não são exceção. Se perceberem que não são ouvidas vão sentir que não são válidas e podem tornar-se excessivamente introvertidas e pouco confiantes.

  • Estar sempre ao telemóvel

É desagradável para qualquer pessoa estar a falar com outra que está sempre de olhos no telemóvel, e pode fazer as crianças sentir-se muito rejeitadas e não merecedoras de atenção.

  • Falta de sorrisos

Um sorriso pode melhorar o dia de qualquer pessoa – tanto o de quem o dá como o de quem o recebe, e sorrir para as crianças reforça a ideia de que as amamos e que elas nos fazem felizes.

  • Falta de disciplina

Embora não gostem, as crianças precisam de aprender a ter disciplina para se tornarem adultos responsáveis e respeitadores. Alguns pais erram ao fazer tudo em casa para não aborrecer os filhos, mas a verdade é que delegar tarefas é fundamental para o crescimento deles. Para além disso, quando não há disciplina as crianças sentem-se desamparadas, como se ninguém quisesse saber delas, e não têm ferramentas para uma vida organizada.

  • Não prestar atenção aos gostos da criança

Todos nós gostamos de nos sentir ouvidos e valorizados, e é especialmente importante mostrar às crianças que nos interessamos por aquilo que elas gostam, tanto por conversas como por ações.

PARTILHE!

Mais Populares

To Top

Possível adblock detectado

Se estiver a usar um Ad Block por favor desligue-o no nosso website. Os anúncios são essenciais para a manutenção deste website.

Refresh