Os povos antigos eram dotados de uma sabedoria incomparável. Muitas das suas descobertas e ensinamentos sobreviveram até aos dias de hoje, mantendo-se bem atuais.
Por isso mesmo, vamos partilhar consigo algumas dicas do mundo oriental:
-
Nunca revele o que está a planear para o seu futuro
Isto pode resultar numa grande frustração, e consequentemente em desistência. As pessoas podem ser bastante negativas e levá-lo a desacreditar no seu sonho. Por outro lado, revelar os planos pode dar uma falsa sensação de realização, e fazer com que inconscientemente se esforce mesmo. Mantenha em segredo os seus planos, e quando tudo estiver encaminhado, comemore com as pessoas que mais ama e em quem confia.
-
Não partilhe com os outros as limitações do seu corpo
Evite contar aos outros sobre as suas dores, cansaço ou dificuldades em realizar certas tarefas, pois o seu corpo e as suas limitações são coisas muito pessoais.
-
Não se vanglorie dos seus atos de caridade
Se ajudar alguém, deve fazê-lo por amor e solidariedade, e não para se gabar da sua ação.
O ego pode estimular essa atitude, mas evite ao máximo vangloriar-se do bem que fez. Não só fica mal, como também pode deixar outras pessoas constrangidas e humilhadas.
-
Evite gabar-se da sua coragem e do seu valor
Quando alguém é digno de admiração, as pessoas reconhecem-no facilmente. Não é preciso nem deve gabar-se disso, pois o que vai conseguir com essa autopromoção serão críticas e uma imagem muito pouco positiva.
-
Não desperdice o seu tempo a falar mal dos outros
Quando falamos mal dos outros, estamos a revelar muito mais sobre nós do que sobre a pessoa que estamos a maldizer. Para além disso, o ambiente fica pesado e a mente repleta de pensamentos negativo.
-
Não conte às pessoas os seus problemas pessoais
Muitas pessoas fazem questão de partilhar os problemas que enfrentam com os outros, até mesmo nas redes sociais. Lembre-se que é muito importante preservar a sua privacidade. Quando falamos demais, corremos o risco de revelar segredos e de ficarmos vulneráveis.
PARTILHE!
