Fuggerei é o nome do projeto de habitação social mais antigo do mundo ainda habitado, e trata-se de um enclave entre muros dentro da cidade de Augsburg, na Bavaria.
O nome vem da família que o fundou, em 1516, pois Jakob Fugger, mais conhecido como “o rico”, pretendia alojar os cidadãos mais carenciados de Augsburg.
Em 1523, foram construídas 52 casas e, ao longo dos anos, a área foi aumentando, contando com várias ruas, praças e ainda uma igreja. As portas eram trancadas à noite, pelo que se assemelhava a uma pequena cidade medieval independente.
O “preço” do aluguer manteve-se o mesmo até aos dias de hoje: 1 “Rheinischer Gulden” por ano (o que equivale a 88 cêntimos) e 3 orações diárias para os atuais proprietários do Fuggerei (a Oração do Senhor, Ave Maria e o Credo Niceno).
Para poder habitar lá, uma pessoa precisa de ter vivido pelo menos 2 anos em Augsburg, ser católico e não ter dívidas.
Os cinco portões continuam a ser fechados todos os dias às 22h.
As habitações têm entre 45 a 65 metros quadrados e cada família tem direito ao seu próprio apartamento, com cozinha, uma sala de estar, um quarto e uma sala pequena de reposição.
Os apartamentos do piso de baixo têm um pequeno jardim, e no piso de cima existe um sótão. Todos são devidamente providos de água corrente e televisão.
Um dos apartamentos está desabitado, pelo que é utilizado como museu aberto ao público.
Esta ideia é de louvar e devia ser implementada em todo o mundo! Concordas? Se sim, PARTILHA!