Curiosidades

Luxemburgo está prestes a ser o primeiro país no mundo a oferecer transporte público à sua população

Consegue imaginar não precisar de se preocupar com o passe de transporte público? Parece impossível, mas a verdade é que está quase a ser uma realidade para quem vive no Luxemburgo, um pequeno país da Europa Ocidental.

A suspensão das tarifas de comboios, elétricos e autocarros encontra-nos nos planos do governo de coligação liderado por Xavier Bettel, que pretende tornar o Luxemburgo o primeiro país a oferecer transporte público grátis a toda a população a nível mundial, até 2020.

Os objetivos são atender as necessidades do meio ambiente, sendo que o Luxemburgo tem o maior número de carros em relação à sua população na União Europeia, e aliviar um dos piores congestionamentos do mundo, porque ao fazer fronteira com a Bélgica, a França e a Alemanha e tendo pouco mais de meio milhão de habitantes, diariamente cerca de 400.000 passageiros viajam do Luxemburgo para trabalhar nos países vizinhos.

No ano passado, o Luxemburgo já passou a oferecer transporte gratuito a crianças e jovens com menos de 20 anos.

Segundo o The Guardian, ainda é preciso tomar uma decisão sobre o que fazer com os compartimentos de primeira e segunda classe nos comboios. Os passageiros pagam atualmente 2 euros por até 2 horas de viagem, o que cobre praticamente todas as viagens dentro do pequeno país.

A coligação do governo atual comunicou que planeia reformar as isenções fiscais para passageiros, benefício disponível com base na distância percorrida, e a partir de 2020 todos os bilhetes vão ser abolidos, para economizar na cobrança de tarifas e policiamento das compras dos bilhetes.

O que acha desta iniciativa?

PARTILHE!

Mais Populares

To Top

Possível adblock detectado

Se estiver a usar um Ad Block por favor desligue-o no nosso website. Os anúncios são essenciais para a manutenção deste website.

Refresh